O AMBIENTE VIRTUAL: O PERIGO DA ANIMALIZAÇÃO E VEGETALIZAÇÃO

 

Não existe discussão séria, e que possa ser feita com respeito e densidade, no ambiente virtual. Aliás, após o salto digital custo a crer que quaisquer discussões, mesmo as presenciais, possam, hoje, levar a algum lugar. Pelo menos para a minha geração e as anteriores! O que fazer? Silenciar? Abster -se? Estamos diante da maior crise de todos os tempos, o déficit de ambientes minimamente dialógicos e construtivos!

 

Os defensores do caos e os que com ele se movimentam são os únicos beneficiários. Estes encontraram, no espaço fluido das redes sociais, o combustível que permite, com relativizações baratas, ganhar corpos e corações dos que já não apresentavam condições de exercer um pensar reflexivo.

 

É paradoxal, mas o avanço da tecnologia que o homem comemora o faz descer muitos degraus no plano da evolução de sua própria espécie. Muitas pessoas animalizam-se, outras vegetalizam-se. Obviamente que muitas outras percebem este estado caótico de coisas, mas esbarra-se nas paixoes, paixões, de toda ordem, que impedem cada tentativa de recomeço. Sequer sabemos se é mesmo do começo que devemos partir.

 

Talvez as novas gerações, e apenas elas, consigam fazer algo promissor nesse terreno de modo a deixá-lo, de novo, fértil como um dia foi.

 

Daniel Pestana Mota

 

Fonte: https://www.antroposofy.com.br/