O Aprendiz buscador

O homem comum tem buscado o autoconhecimento, ou seja, seu desenvolvimento e melhoramento pessoal através do estudo diligente das ciências, das artes e da filosofia.

Na sua busca tem encontrado a maior parte das respostas que procura. No entanto, uma delas não está muito claro em sua mente. Por mais que as religiões e práticas garantam o reino dos céus.

O homem ainda não consegue decifrar o maior de todos os enigmas. Não conseguiu decifrar a Deus, nem tampouco ao mais simples de seus mistérios. Sabe que Deus está em todo lugar, que vê e ouve o mais íntimo ou pequeno de seus pensamentos e que se não é por sua vontade, nem uma folha da Terra se moverá.

Essa busca incessante de querer conhecer a Deus e provar sua existência tem levado aos homens a verdadeiros delírios ao ponto de que, no nome do fanatismo e da crença, alimentaram guerras “santas” entre os povos, somente porque seguiam dogmas diferentes.

Todos dizem que Deus é a supremacia divina, no entanto esquivam aceitar, que como filhos de Deus, todos indistintamente, somos Irmãos.

O verdadeiro Maçom aplica a máxima e o princípio da lei Maçônica: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Porque ele já não procura a Deus fora de si. Ele já se encontrou, ele sabe que Deus e suas maravilhosas leis estão em plena harmonia em seu coração.

O iniciado conhece o princípio da verdade, ele sabe que um homem pode restringir a liberdade dos outros homens, o mesmo que se sentir dono de seus corpos e de seus caminhos, mas nunca conseguirá atrair poder sobre seus próprios destinos, e jamais serão donos de suas almas.

O Maçom Iniciado, quando encontra alguém que sabe que ele é Maçom, jamais o condena por sua ignorância, ao contrário. Ele o toma como seu próprio filho, e assim com seu amor de pai, pode instruí-lo e torná-lo um ser útil e esclarecido.

Quem recebe a tocha como tributo passa a ser responsável pela propagação da luz.

Carlos Roberto Fieri

Fonte: Diário Maçônico.

Tradução livre feita por: Juarez de Oliveira Castro.

"A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações"
 
Mahatma Gandhi
"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"

 

Áureo dos Santos