O Aprendiz buscador

 

 

 

O homem comum buscou o autoconhecimento, isto é, seu desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal por meio do diligente estudo da ciência, das artes e da filosofia.

 

Em sua busca, encontrou a maioria das respostas que procura. No entanto, um deles não é muito claro em sua mente. Tanto quanto as religiões e práticas garantem o reino dos céus.

 

O homem ainda não pode decifrar o maior de todos os enigmas, Ele não foi capaz de decifrar Deus, nem mesmo o mais simples dos seus mistérios.

 

Ele sabe que Deus está em toda parte, que Ele vê e ouve o mais íntimo ou pequeno de seus pensamentos e que, se não for por sua vontade, nem uma folha da Terra se moverá.

 

Essa busca incessante de querer conhecer a Deus e provar sua existência levou os homens a verdadeiras ilusões ao ponto de, em nome do fanatismo e da crença, alimentar as guerras "santas" entre os povos, simplesmente porque seguiram dogmas diferentes.

 

Todos dizem que Deus é a supremacia divina, no entanto, eles evitam aceitar que, como filhos de Deus, todos, indistintamente, somos irmãos.

 

O verdadeiro maçom aplica a máxima e o princípio da lei maçônica. Ame a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Porque ele não mais busca a Deus fora de si ... Ele já se encontrou, ele sabe que Deus e Suas maravilhosas leis estão em plena harmonia em seu coração.

 

O iniciado conhece o princípio da verdade, ele sabe que um homem pode restringir a liberdade de outros homens, bem como sentir a posse de seus corpos e seus caminhos, mas eles nunca conseguirão trazer poder sobre seus próprios destinos, e nunca possuirão suas almas

 

O maçom iniciado, quando ele encontra alguém que sabe que ele nunca o condena por sua ignorância, pelo contrário. Ele o toma como seu próprio filho e, assim, com seu amor paternal, ele pode instruí-lo e torná-lo um ser útil e esclarecido.

 

Quem recebe a tocha como tributo passa a ser responsável pela propagação da luz.

 

Carlos Roberto Fieri

 

 

Tradução livre feita por Juarez de Oliveira Castro