O ensinamento do Maço para 2021

Primeiramente esclarecemos que apesar das diferenças simbólicas estruturais e de uso, o malhete e o maço, ambos têm em comum a função de suscitar em quem acompanha seus movimentos, a veneração por aquele que o manipula.

Diante de um “maço maior” a autoridade se manifesta pela força. Já o “malhete maior” é conduzido por uma autoridade conquistada pela sabedoria.

A pancada do malhete impressa pelo Venerável Mestre chama para si a atenção de todos para o fato de que o que vem a ser tratado será Verdade. Antes de sê-lo, o tema passou além da Pureza de origem, pela Luz, até chegar aos esclarecimentos necessários para o bom andamento dos trabalhos.

O Maço é a ferramenta que serve para golpear madeiras e pedras. Assemelha-se a um martelo, no entanto, a cabeça tem peso e dimensão maiores, por isto remete à força.

A destreza com o Maço está diretamente vinculada à estrutura física de quem o manipula. O golpear não apropriado pode dilacerar, amassar, destruir e até resultar a peça a um nada.

Aqui adentramos propriamente no tema. Há incontáveis “ferramentas” e “proposituras” a serem tomadas a partir de hoje. Ano encerrado e confraternizações realizadas, chega-se ao início do calendário de 2021. Vamos, então, torná-lo realmente útil. 

Neste momento singular da História, nossa vida deve fixar seu amparo na energia da Coluna Dórica. Diante das incertezas, que sejamos resistentes, vigorosos, sóbrios e estejamos diretamente assentados na realidade, verdadeiro alicerce para as sólidas construções. Invoquemos a Força para levarmos adiante nossos Sãos Princípios e Propósitos.

PORÉM, OBSERVEMOS COM CUIDADO O MAÇO QUE VAMOS ESCOLHER PARA CUMPRIR O NOSSO TRABALHO! AVALIEMOS DETALHADAMENTE OS BÔNUS E OS ÔNUS.

Um “grande” e “poderoso” maço poderá causar grande impacto ou até uma poderosa e irreversível destruição.

Nossa Força deve se manifestar na vontade de realizar e no real conhecimento dos nossos limites e capacidades.

A Força mal administrada transforma o homem um bruto ou um tolo. Da mesma forma, assim é a escolha da ferramenta (maço) que usaremos. Um maço se torna pesado, não por conta de sua estrutura, mas pela força inadequada daquele que não sabe usá-lo.

PARA CONSQUISTAR UM ANO DE REALIZAÇÕES EM 2021, FAÇAMOS, INICIALMENTE, UMA AUTOANÁLISE DO NOSSO POTENCIAL DE FORÇA. 

EM SEGUIDA, OPTEMOS PELA ESCOLHA CORRETA DO PESO DE NOSSO MAÇO E; DE COMO E ONDE ATUAR PARA O PROGRESSO COLETIVO E DE ENLEVO PESSOAL.

Com a Força da sua determinação construa pedra por pedra o ano de 2021. Sua vida será sólida, segura e, naturalmente, a Beleza e a Sabedoria se juntarão a você.

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG