O Homem Feliz.

Qual sua ideia de felicidade?

Ter harmonia na família, ter bons e sinceros amigos, saúde firme, muito dinheiro, sucesso profissional, paz de espírito? Talvez tudo isso, ou, ao menos, um pouco de tudo isso!

Aristóteles, filósofo grego de quase quatro séculos antes de Cristo, dizia que o homem feliz é aquele moderadamente provido de bens materiais e que pratica boas ações.

Olhem que bela definição de felicidade. Ter o dinheiro suficiente para que você e sua família possam ter uma vida digna e que, além disso, você tenha o prazer de poder fazer o bem.

Se formos pensar bem, na verdade, não é necessário que tenhamos muito mais do que isso. Mas, o ser humano é um ser insatisfeito, como já dizia Sigmund Freud, o criador da psicanálise.

"Na verdade, não há nenhum problema em ter ambição, desde que seja uma ambição positiva, equilibrada e pautada pela ética. (...)"

E, nessa insatisfação, sempre queremos mais... Um carro melhor, uma casa maior, mais uma casa, roupas mais caras, mais reconhecimento, status, atenção total, mais amor e aí por diante.

Na verdade, hão há nenhum problema em ter ambição, desde que seja uma ambição positiva, equilibrada e pautada pela ética. O problema está em querer sem merecer, em exigir o máximo fazendo o mínimo, em querer as estrelas quando não se faz nem a faísca da fogueira. Então, para querermos mais amor temos que dar mais amor, para querermos ganhar mais precisamos, antes, produzir mais, se queremos mais atenção vamos, também, ficar atentos às necessidades das pessoas ao nosso redor.

Ora, todos querem ser felizes e devem, mesmo, buscar isso, mas, com equilíbrio, sem neuroses, sem a pressa característica de nosso tempo onde tudo tem que ser para já.

Que tal seguirmos o conselho do velho e sábio Aristóteles? Vamos ganhar nosso dinheiro de forma honesta sem a ambição desmedida de querer ter tudo e a qualquer preço e lembranco sempre de praticar as boas ações, de fazer o bem, de exercer a empatia, o altruísmo e a solidariedade.

Ao fazermos isso estaremos conquistando a felicidade com sabedoria e entendendo que ela não está fora ou longe de nós, mas, ao contrário, pode ser sentida em nossos pensamentos, sentimentos e, principalmente, ações.

* Gerson Raul Persike.

Empresário e consultor de empresas nas área de gestão, capacitação de lideranças e formação de equipes motivadas e produtivas.

Diretor da empresa Comunicação & Mercado.

Articulista do jornal "Notícias do Dia"/Caderno "Negócio Já".

Originalmente publicado no Jornal "Notícias do Dia".