O homem necessita de amigo... amigo!

Desde a criação do mundo Deus disse, “não é bom que o homem  esteja só”, exatamente porque a solidão fere a alma, o coração do ser humano, criado desde sempre para viver em comunidade, cercado de amigos e de irmãos.

Existem diversas experiências de pessoas que se retiram do mundo para viverem isoladas, solitárias como eremitas, distante do barulho e da convivência com outras pessoas. Ainda que isso seja possível, na verdade é uma vocação, mas não é algo comum, porque fomos criados para vivermos juntos, em comunidade.

É interessante observar como os imigrantes buscavam lugares próximos, para estarem juntos, devido a língua e as costumes do seu país. Vemos comunidades de imigrantes alemães, poloneses, italianos e outros, porque ali, longe da pátria, da terra natal, reviviam o jeito de ser da sua própria cultura. Isolados eles se sentiam fracos, limitados, mas juntos se sentiam fortalecidos e protegidos.

Essa é a história da raça humana, carente do outro, do encontro com o diferente, porque ele nos complementa e nos fortalece na luta. “Sozinho não sou ninguém, agradeço a você também, você que me incentivou, você que me cativou”, diz uma linda música. A raposa, no belíssimo livro “O pequeno príncipe” diz uma frase muito significativa, “tú és responsável pela rosa que cativastes”.

Fazer amigos, ter amigos, encontrar um amigo verdadeiro, é um bálsamo para a alma, um conforto para o nosso coração. Pobre daquele que não tem amigos, que vive fechado em seu próprio mundo, em seus problemas e é incapaz de partilhar com o outro. Quando você coloca para fora um problema, e sente-se entendido pelo outro, é como se o seu fardo de repente ficasse mais leve e mais suave.

Percebemos que o mundo está carente de pessoas que sejam capazes de acolher o outro, de ouvir os seus problemas, de deixá-las falar e expressar seus sentimentos. Parece que cada um vai por sua estrada, preocupado apenas com o seu mundo, com as suas dores, sem abrir os ouvidos e o coração para o outro.

A amizade verdadeira é tão importante, tão necessária e fundamental na vida do ser humano, a tal ponto que a própria Bíblia afirma, “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. Muitos veem no dinheiro esse tesouro, ou nos bens materiais, na fama, no sucessos, no entanto, o tesouro verdadeiro é um amigo sincero, capaz de oferecer o seu tempo para acolhê-lo em suas necessidades.

Existem amigos que são de ocasião, verdadeiros aproveitadores do seu tempo, do seu conhecimento, dos seus bens, mas são incapazes de estarem ao seu lado na hora de dor e de dificuldades.

O verdadeiro amigo aparece nas horas sombrias, duras e desérticas de sua existência. Eleva a sua autoestima, a sua moral através de palavras sábias e capazes de dar conforto e esperança.

Aliás, uma das características essenciais da amizade é a esperança que devolvemos para aquele que anda deprimido, confuso e perdido no meio dos seus problemas. O amigo é uma luz na sua vida, que ajuda a clarear o seu momento, devolvendo o sonho de viver e de lutar.

Para viver bem, com toda a certeza, ter amigos é um dos remédios mais baratos, mas mais eficientes. Não custa nada a verdadeira amizade, pois ela é gratuita, não é cobrada e nem exigida, mas nos faz um bem enorme. Quando cobramos o tempo do outro, perdemos o verdadeiro sentido da amizade, amigo!.........amigo! está difícil de possuir.........são muitos poucos que o possuem.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::>

Autor

Evaristo Ribeiro.