O Livro da Lei no Grau de Aprendiz Maçom

O Livro da Lei é o livro que se localiza no altar sagrado, que pode estar no centro da Loja ou em outras posições, dependendo do rito praticado.

O Livro da Lei possui esse nome genérico para se evitar qualquer tipo de sectarismo, pois, ao nominar o livro sagrado de uma reunião maçônica de qualquer título, seja a Bíblia, o Alcorão, o Torá ou outros, automaticamente estar-se-ia limitando o caráter ecumênico da Ordem.

No Brasil, como em toda parte ocidental do Mundo, utiliza a Bíblia. A palavra Bíblia é de origem grega e significa Livro, ou melhor, Livros. Desde os primeiros tempos do cristianismo, esse vocábulo, junto com “Escrituras” e “Escrituras Sagradas” era usado para designar o conjunto de livros que contém a revelação divina. Aplica-se, pois, o nome de Bíblia ao volume que reúne a coleção desses livros e que representa o livro divino por excelência. Embora trate de diferentes argumentos e seja escrita por diversos autores, em línguas e estilos diferentes, a Bíblia tem, por força de inspiração divina, Deus como seu único autor e goza do princípio ao fim de uma mesma inabalável autoridade divina.
         

A abertura do Livro da Lei não é um ato singelo, mas uma repetição simbólica da construção do ser humano, o que equivale dizer, da construção do Templo humano. Quando abre o Livro da Lei, está abrindo o Universo e, ao ler em voz alta o Salmo, oferece seu sopro, iniciando com sua vibração, os mistérios ocultos da Maçonaria, espiritualizando os símbolos que o cercam, numa ação de criatividade. Todos devem acompanhar o cerimonial com atenção, porque participam dos resultados, desaparecendo o homem profano, para que, numa perfeita união, as palavras do Salmista possam penetrar no íntimo de cada um, transformando as dificuldades da vida em momentos de indivisível paz.

Na abertura do Livro da Lei estamos solicitando sua autorização e sua glória para darmos início aos trabalhos, que só é possível com a presença da Luz, símbolo da revelação, reflexo às divindades, que iluminam nosso coração, nossa inteligência e nossa sabedoria para discernimento da verdade e para que cresçam em nós a bondade, a fé e a caridade. O ser humano anseia pelo conhecimento. A satisfação, do desejo de conhecer se inicia quando sentimos uma substância invisível, um fluído divino, um potencial de energia, a presença de Deus.

A abertura e a leitura do Livro Sagrado no Grau de Apr\, é feita na parte central do livro, justamente no salmo 133, também denominado Salmo do Peregrino, quando ressalta a excelência do amor fraterno. E a peregrinação que o Maçom faz para refrigerar a sua alma, para alimentar o seu corpo espiritual, para fortalecer a sua vida e, acima de tudo, a representação da trilogia maçônica: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.         

 O Salmo 133: “Oh quão bom e suave é os irmãos viverem em união. É como o óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce para a barba, a barba de Aarão, e que desce a orla de suas vestes. É como o orvalho do Hermon, que desce sobre o Monte de Sião. Porque ali o Senhor derrama a sua benção e a vida para sempre”.

 A união que este Salmo descreve depende tão-somente da união de cada irmão, individualmente com o Senhor Deus. Somente está união pode apresentar um testemunho eficiente perante o mundo, e uma atmosfera na qual nossa fé pode florescer. A moral ensinada pela Maçonaria baseia-se no Amor ao próximo, nesse mesmo Amor ensinado por Deus e por Jesus Cristo, que podemos conhecer pelos textos Bíblicos acima citados é que nos dão a certeza do cuidado de Deus para com todos nós.

Assim sendo, qualquer um que não seja da crença dominante de uma loja maçônica e queira prestar seu juramento em algum outro volume de Sagradas Escrituras que não o usual, pode requisitá-lo para seu uso.

A única restrição é que o volume deve conter, realmente, as Sagradas Escrituras de uma religião conhecida, e fazer referência a Deus, o Grande Arquiteto do Universo.

Ricardo Silgueiro da Silva

Referências Bibliográficas:
Ritual de Aprendiz Maçom – GLESP – 8ª Edição - Janeiro de 2012
CARR, Harry. O Ofício do Maçom, Madras Editora Ltda, 423 páginas, São Paulo, 2012
Wikipedia -
https://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_da_Lei
Portal da Maçonaria - https://sites.google.com/site/portaldemaconaria/

Publicado originalmente em: JB News Nº 1074.