O LIVRO DA LEI

Sabemos que o Livro da Lei, a Bíblia Sagrada dos cristãos ou o Livro Sagrado de outras religiões, é o “principal das três grandes luzes emblemáticas da Maçonaria, ao lado do Esquadro e do Compasso...”, e na Loja de Aprendiz Maçom ele é aberto no Salmo 133, chamado o salmo da FRATERNIDADE: “Oh! Quão bom e agradável viverem unidos os Irmãos...”.

A Bíblia ou Livro da Lei “colocada sobre o Altar dos Juramentos” representa a “Lei divina e pode ser, de acordo com a religião dominante em cada país, o Livro Sagrado da religião nele seguida”.

“A Maçonaria reconhece e tem reconhecido sempre, que na Bíblia, como em todos os livros sagrados dos vários povos, encontram-se os princípios da Lei Natural, que se tornaram a base da Moral Universal”.

O Livro da Lei significa Sabedoria e representa a espiritualidade do Maçom. Também simboliza o Grande Arquiteto do Universo porque, segundo se julga, é por meio deste livro que tem revelado mais preceitos e provas do seu divino poder do que por outro qualquer meio. Este livro nos dá, por conseguinte, a LUZ para podermos cumprir nossos deveres para com Deus e para com o nosso próximo.

Quando a usamos em nossas Sessões Magnas para professarmos qualquer juramento, o “ato de prestar o juramento, a Bíblia é considerada como o símbolo da VONTADE divina, ou seja, os ditados de DEUS ou do espiritualismo maçônico que todo Maçom deve possuir”.

O Livro da Lei, portanto, “é o Livro Sagrado de cada religião, onde crentes julgam existir as verdades pregadas por seus profetas”.

“Assim, o juramento deve ser prestado sobre o Livro Sagrado da crença do iniciado, pois, pelos princípios básicos da maçonaria, deve haver o máximo respeito à crença religiosa de cada um”.

Tenhamos em nossa mente o que diz semanalmente o nosso Chanceler quando conceitua o que é Maçonaria: “É uma Instituição que tem por objetivo tornar feliz a Humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade e pelo respeito à autoridade e à crença de cada um”.

O Livro da Lei, portanto, “representa o código de moral que cada um de nós respeita e segue; a filosofia que cada um adota e, enfim, a fé, que nos governa e anima”.

E a maçonaria dá a devida importância ao Livro da Lei, por todos esses motivos expressados, que ela constituiu, juntamente com o COMPASSO e o ESQUADRO, PARAMENTO de uma Loja Maçônica.

A validade de uma Sessão Maçônica está prioritariamente baseada na abertura do Livro da Lei, que é o ponto máximo e sagrado da reunião dos maçons e o seu término com o fechamento do Livro da Lei.

Juarez de Oliveira Castro
Mestre Maçom Instalado

Loja "Alferes Tiradentes" Nº 20 - Grande Loja de Santa Catarina