O menino que descobriu o vento - os caminhos da inovação diante da adversidade

Um dos meus maiores desafios em campo como Agente Local de Inovação foi a sensibilização dos clientes para que fizessem parte do projeto. Assim, era necessário que eu explicasse para eles, de forma criativa e prática o conceito de inovação, como também, a importância da compreensão e vivência da inovação para a sobrevivência da empresa. Muitas vezes eu utilizei de filmes, séries e frases populares para desmistificar a inovação e torna-la mais acessível.

 

Este artigo, portanto, é sobre encontrar formas de inovação mesmo em situações inesperadas e adversas, como a vivida pelo personagem do filme “O menino que descobriu o vento.”

 

“A inovação não requer altos investimentos, mas pressupõe a transformação de boas ideias em algo concreto, que represente algum tipo de melhoria de processos, produtos e atitudes. Aliada à gestão da qualidade, a inovação é a solução que contribui decisivamente para o aumento da competitividade dos pequenos negócios”. SEBRAE

 

Alerta de spoiler

 

“O menino que descobriu o vento” conta a história de William Kamkwamba, um menino que nasceu em uma família de camponeses na vila de Kasungu, no Malaui. Em 2001 a vila foi assolada pela seca e muitas pessoas morreram de fome naquela região.

Frente a este cenário catastrófico, William se dedicou aos estudos na biblioteca da sua escola e, em meio as suas pesquisas, encontrou um livro de física que explicava como um moinho de vento poderia bombear água e gerar eletricidade.

 

 E assim, com os itens encontrados no ferro velho ele criou um sistema de captação de energia eólica improvisado, que propiciou bombear água, irrigar a terra e alimentar sua família e sua toda a comunidade.

 

 

William não inventou o moinho, ele pesquisou e identificou o que poderia ser feito para ajudar. E isso é ser inovador! Pois, inovação é a implementação e vivência de algo novo ou melhorado, e não necessariamente a invenção de uma nova tecnologia.

“Inovação é fundamental para a competitividade das empresas e desenvolvimento do país e nem sempre requer investimento, mas criatividade e determinação”. Conclusão da Oficina de Inovação na Indústria (SEBRAE)

 

É perceptível que a solução para o dilema vivenciado por William não veio do além. Foi necessário que ele realizasse várias ações até conseguir identificar um modo de amenizar a seca e salvar a comunidade, como acontece no Ciclo PDCA.

 

Implementando a inovação

 

Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que possibilita a melhoria contínua dos processos de uma organização por meio de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). Também é possível dizer que o Ciclo PDCA promove o aprendizado do processo de inovação.

 

 

Para resolver o dilema principal, William vivenciou o ciclo PDCA. Mas como você pode implementar esta ferramenta em sua empresa? Vou te ajudar nisso exemplificando com as atitudes tomadas pelo William Kamkwamba! Ok?

 

 Planejamento – nesta fase você irá definir os objetivos e as metas da ação. O foco deve ser a identificação do problema a ser resolvido e sua causa. Também é necessário que seja elaborado um plano de ação a fim de planejar as melhorias que você deseja que sejam implementadas na sua empresa.

 

No caso do William Kamkwamba, a problemática era a seca da região e, William encontra na biblioteca da escola as referências necessárias para idealizar um sistema de geração de energia. Assim, ele estabeleceu metas um plano de ação.

 

 Fazer Envolva as pessoas neste processo pois é fundamental que as pessoas que fazem parte da organização participem da execução do plano de ação.

 Identificada a oportunidade de inovação, William passa então a buscar os recursos necessários para construir a sua máquina, ou seja, William começa a executar o plano de ação.

 

 Checaranalise as ações executadas e apure os resultados obtidos e se o esperado realmente aconteceu.

De posse do conhecimento e dos instrumentos necessários, William cria um protótipo do moinho a fim de verificar a sua funcionalidade.

 

 Agir – Caso os resultados tenham sido positivos, padronize o processo e compartilhe o aprendizado.

Testes realizados e com resultados favoráveis, ele então constrói o moinho de geração de energia.

 

“Inovação é uma nova ideia que, somada à ação ou à implementação, resulta em melhoria, em ganho ou em lucro”. Tom Kelley, presidente da Ideo.

 

 Agora que você está pronto para implantar o Ciclo PDCA na sua empresa, espero que com ela você consiga revisar os seus processos atuais e incluir novos em sua organização.

 

 O filme “O menino que descobriu o vento” é realmente inspirador. Mostra que as coisas podem ser possíveis mesmo em situações adversas. 

 

Tem algum outro filme que você considere inovador/empreendedor? 

 

Fonte: https://www.linkedin.com/