O Pavimento Mosaico e a Orla Dentada.

Dos Ornamentos de uma Loja Maçônica os que eu mais admiro é o Pavimento Mosaico, com seus quadrados brancos e pretos, nos mostra e nos faz refletir sobre muitos aspectos!

Faz-nos refletir sobre as diferenças, todas as coisas existentes na natureza, tudo o que podemos imaginar que nos cerca, tem diferenças, nada é igual tudo se difere, mas tudo reside em perfeita harmonia.

Sendo assim como Jesus sempre pregou que nós Homens somos todos iguais perante Deus! O que poderemos refletir sobre isto!

Isso nos serve de lição para que nunca olhemos as diversidades com discriminação, isso é incrível, pois temos diversidades em tudo e em todo o momento, temos diversidades nas cores, nos sabores, nas estações, na temperatura, nos animais, nos povos, nas raças, nos costumes, nas crenças, no sexo, no amor, na paixão, na solidão, na dor, na saudade, até mesmo nas pedras, temos diferenças, temos  pedras brutas e pedras polidas.

Como podemos ver tudo se difere neste planeta, mas o que não se difere são os valores e a importância de tudo e de todos para com todos.

Por este motivo é que devemos sempre superar as diversidades, as discriminações e os preconceitos, pois precisamos um dos outros, para vivermos em perfeita harmonia e só assim seremos agraciados da verdadeira felicidade.

Só desta forma poderemos entender o que Jesus falava quando pregava aos seus discípulos, “Irmãos perante Deus somos todos iguais, fomos feitos a sua imagem e semelhança”.

A Orla Dentada, enfim, mostra-nos o princípio da atração universal, representada com seus múltiplos dentes, representam os planetas que gravitam em torno do Sol, a lua gravitando em torno do nosso planeta, os povos reunidos em torno de um governante, os filhos reunidos em volta dos pais, os alunos em volta de seus professores, os operários em volta de seus chefes e líderes, enfim, os Maçons unidos e reunidos no seio da Loja, cujos ensinamentos são repassados e transmitidos a todos os Irmãos, para que nós, Maçons os espalhemos por todos os cantos da Terra.


Roberto Wiggers

Obreiro da ARLS... Alferes Tiradentes Nº 20 registrado sob o nº 20 na Grande Loja de Santa Catarina - GLSC.
Florianópolis - Santa Catarina.

 

"A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações"
 
Mahatma Gandhi
"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"

 

Áureo dos Santos