O poder do aprendizado e busca pelo conhecimento

A busca pelo conhecimento deve ser um dever nosso como ser humano, acredito que as pessoas que buscam o conhecimento já estão fazendo o impossível para alcançar algo diferente na vida. Pois saem da zona de conforto e navegam por águas tenebrosas sem saber o que acontecerá e muito menos o que verá, é o famoso arriscar-se para poder crescer, e é nesse momento que cabe avaliar se aquele aprendizado me engradece como ser humano, ou apenas me faz regredir, e assim dar um passo para trás para dar dois para frente.

No momento que desejarmos acender a luz do conhecimento e expandi-la cabe avaliar se o assunto que estamos querendo conhecer irá realmente nos trazer os benefícios, tanto pessoal como profissional. O que adianta eu não gostar de esportes, mas procurar conhecimento nessa área apenas para satisfazer o meu ego de estar em uma roda de colegas? O que adianta eu buscar o conhecimento em desenho técnico mecânico? Se em nenhum momento da minha vida na minha carreira profissional irei utilizar.

Lógico, networking é bom e muito importante e você só consegue faze-lo bem quando possui um conhecimento variado de assuntos, mas não se corrompa, não corrompa os seus princípios apenas por isso. Busque aprender, esgote todo o seu tempo na busca incessante pelo aprendizado e pelo conhecimento do que está oculto e assim encontrar aquilo que te complete, que te oferece ganhos inesperados.

Nem que seja nos seus 30 minutos que restam de almoço, pegue seu livro, notebook, celular, Kindle, o que você achar melhor e se sentir confortável e aproveite aquele momento para aprender, para buscar e assim aumentar a claridade ao seu redor, o que irá aumentar ainda mais a escuridão e com isso a sua curiosidade pelo novo.

Conto por experiencia própria, se o desejo de buscar novos mares não tivesse aflorado em mim, hoje não teria alcançado o MBA, que realizei a distância, muito menos estaria onde trabalho hoje, afinal a todos os dias e momentos estou aprendendo, e muito menos poderia ser professor e repassar esse conhecimento para outras pessoas, e ainda mais estar com a cabeça aberta para receber conhecimento dessas pessoas que nunca conheci anteriormente e provavelmente não verei jamais.

Afinal, como diz uma frase celebre, “Nunca veremos alguém dizendo que se arrependeu de ter estudado! ”. Sendo assim, bons estudos para todos nós e aproveite cada minuto do seu tempo, afinal até na brincadeira com seus filhos, sobrinhos e netos você aprende algo novo.

Abraços

Thomaz Halter

Desenvolvedor | Analista de Software | MBA em Gestão de Projetos
Fonte: Linkedin