O QUE É A CHARITAS MAÇÔNICA?


Na tradução literal charitas é a caridade. Nesta versão direta perdemos parte da essência do vocábulo e o limitamos a “doações”, “esmolas”, “beneficência”, “favor” e tudo mais que envolva algo de material.

Naturalmente, não há nada de errado neste sentido semântico. Nossas instruções destacam a Fé a Esperança e a Caridade como as três virtudes teologais. Desta forma, nada mais natural para nós Maçons do que, com base na virtude da caridade, suprir os menos afortunados que nos cercam com os bens materiais que lhe faltam. Porém, não abrange a totalidade da Charitas Maçônica.

Lembremos que a caridade no sentido material não passa do cumprimento elementar de um dever maçônico. Afinal, toda a oportunidade que perdemos de ser úteis, e qualquer socorro negado nos tornam perjúrios.

A ética nos ensina que não devemos gozar os prazeres da vida sem regramentos. A ausência da justa medida nos prazeres materiais chega às raias de uma ofensa àqueles que tem poucos recursos. E, no caso dos realmente iniciados, emerge uma tremenda angústia quando se veem impossibilitados de socorrer os carentes.

Portanto, a caridade maçônica como doação se estende para além do material, pois não se alimenta o espirito com o pão.

O termo latino charitas expressa dois substantivos: Caridade e AMOR. Das três virtudes teologais descritas no Livro da Lei consta que a maior é a Caridade. Porém, em algumas edições desta passagem, a palavra caridade é substituída por “amor” ou ela aparece entre parênteses: caridade (amor).

Se compreendermos a “Charitas Maçônica” como “Amor Maçônico”, estaremos, aí sim, inserindo em nossos labores as verdadeiras ações de “benevolência”, “misericórdia”, “piedade” e “tolerância”.

A DÁDIVA É UM ATO ESPONTANEO
DE DAR ALGO MATERIAL OU NÃO, A ALGUÉM.
SER MAÇOM É UMA DÁDIVA
SER MAÇOM É A DÁDIVA DE SI MESMO

Muitas vezes, a caridade é representada como uma mão estendida. Observe que ela ou está vazia ou segurando outra mão. A maior doação é se doar. O maior amor é amar.

A matéria precisa de pão, mas ela é apenas o veículo do espírito. Precisamos alimentar também aqueles que estão desamparados espiritualmente. Um sorriso, “emprestar os ouvidos”, abraçar um corpo senil, acalentar um doente, cantar para alguém, dançar, contar estórias, são provas de amor, são, portanto, a pura caridade.

A CARIDADE MAÇÔNICA NÃO É DOAR ALGO, MAS SE DOAR.

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024