O QUE QUISER, NÃO O QUANTO QUISER


O tema a ser tratado pode causar euforia em alguns Irmãos e, na mesma intensidade e quantidade, descontentamento em outros.

As Lojas estão retornando às atividades presenciais, após a nova realidade surgida, construída e consolidada, este período em que os Irmãos se reuniram e ainda se reúnem virtualmente.

Dois elementos desta realidade se tornaram marcantes: O Aprendizado e a Limitação do tempo.

De forma inusitada, a pandemia proporcionou às Lojas e Irmãos possibilidades efetivas de aprendizado. Atualmente é comum presenciarmos Irmãos revelando ter pela primeira vez a oportunidade de acesso a determinados assuntos maçônicos, apesar de vários anos de iniciado.

Isto ocorre porque existem Irmãos avessos às visitações em outras lojas. Esta parcela acredita que basta carregar os rituais que estarão “lapidados”.

O segundo ponto é o tempo. Alguns aplicativos restringem a duração da reunião. Com isso, acrescido ao conforto de estar em casa, percebe-se, claramente, que o tempo de 60 a 90 minutos é mais do que suficiente para começo, meio e fim da sessão, com conteúdo.

Ainda há questões a serem adaptadas nas atividades presenciais. Uma delas é justamente os Irmãos transportarem para dentro do Templo a mesma dinâmica aprendida nas sessões virtuais. Não podemos esquecer que ainda estamos em Pandemia, portanto, os cuidados devem continuar. Um grande entrave que pode ocorrer nesses ajustes dos novos tempos é persistir naquelas sessões excessivamente longas e improdutivas.

O ponto nevrálgico, é o uso da palavra. Ela deve ecoar a bem da Ordem, ou seja, com real valor e conteúdo maçônico. Não é momento de se pedir a palavra para dizer da saudade que estava dos Irmãos. Para isso basta chegar alguns minutos antes e assim, com atitudes fraternas demonstraremos o nosso sentimento para com os Irmãos.

Desnecessário também são os elogios pela condução da sessão e dos trabalhos apresentados. Para isto, permanecer alguns minutos depois da sessão e demonstrar pessoalmente aos Irmãos nosso contentamento é o suficiente.

É preciso que seja firmado um acordo entre os membros da Loja. Muitos temas podem ser tratados e resolvidos nas reuniões virtuais. Deixemos para os Irmãos visitantes o espaço para eles se apresentarem e se manifestarem. Se a reunião for longa e prolixa, eles mesmo poderão não mais voltar a nos ajudar nos trabalhos.

Infelizmente existem Irmãos que confundem “Oratória” com “Falatória”. O Orador é o Guarda da Lei para auxiliar o Venerável Mestre. O Ritual prescreve muito bem sua função: saudar os visitantes, confirmar a “justeza” da sessão e elucidar questões quando acionado. Não cabe ao orador, ao final, apresentar um resumo do que aconteceu e muito menos estender o discurso como se ele fosse o responsável por um “Gran finale”.

OS IRMÃOS PODEM FALAR
O QUE QUISEREM, MAS NÃO
O QUANTO QUISEREM.

Este é o novo tempo, nova conduta e o novo discernimento quanto a colaborar com os labores.

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024