O TEMPLO E A ESCOLA DA VIDA

Sempre pretendi efetuar um trabalho, expondo aos irmãos, principalmente aos aprendizes, o que penso em relação ao templo maçônico, aos fatos ocorridos em seu interior, e principalmente ao aprendizado que nos fornece ao passar dos anos.

Assim, recebi de presente do Ilmo Ir∴ José Roberto Curtolo Barbeiro, Mestre Maçom adormecido, do Oriente de Bauru/SP, alguns exemplares da revista “A VERDADE”, estudando alguns artigos, um em especial me chamou atenção, eis que, trazia em seu bojo algumas ideias compatíveis às minhas, em relação aos efeitos que os trabalhos dentro do templo maçônico nos remete.

Portanto, evitando que trouxesse aos irmãos apenas e tão somente uma cópia do maravilhoso artigo citado, resolvi trazer uma adaptação minha, de caráter pessoal, expondo meus pensamentos e conclusões entremeadas às lídimas explanações do artigo.

Aos irmãos aprendizes, o que aqui está escrito, não é a verdade absoluta, é meramente a humilde conclusão desse escritor, e suas, ainda tacanhas, experiências de vida maçônica:

- É certo nomear o lugar de execução dos trabalhos maçônicos de TEMPLO, eis que, tal palavra significa santuário, e assim o entendo por que aqui é o lugar onde tudo, exatamente tudo que acontece é divino, é obra e providência do Grande Arquiteto do Universo - G∴A∴D∴U∴, mesmo que muitas vezes a nossa ignorância, irracionabilidade, arrogância ou nossa pobre compreensão frente aos desígnios de Deus nos cause cegueira.

- Mas aí alguém se levantará e afirmará, irmão! estás completamente equivocado, ou estás sendo um romântico, pois já presenciei dentro de templos maçônicos, disputa por poder, irmãos se ofendendo, corjas de maus maçons reunindo-se para ofender e humilhar outros irmãos, muitas vezes não lhes dando sequer chance de defesa, pessoas inescrupulosas sendo aceitas na ordem, como isso pode ser divino, ou obra do G∴ A∴ D∴ U∴?

- E repito, mesmo assim tudo que se passa dentro de um templo maçônico durante os trabalhos dos irmãos é maravilhosamente divino. Nos tornamos maçons com a finalidade precípua de evolução íntima e melhoramento da humanidade como um todo.

- Pois bem, existe uma celebre frase que diz “o diamante não brilha sem lapidação, e não existe homem perfeito sem provação”.

- Desta forma meus irmãos o G∴A∴D∴U∴ coloca incessantemente a todos nós, provações para que desbastando nossas arestas alcancemos um pouco de sua sublime perfeição.

- Digo que o templo é um lugar divino, posto que, dentro dele somente acontecem coisas boas, quando digo boas, é porque mesmo quando humilhado e contrariado agradeço tal fato, pois é uma nítida oportunidade que o G∴A∴D∴U∴ está oferecendo de superação e aprimoramento como homem. (a oportunidade de treinar sua temperança, razão, tolerância, humildade etc)

- Seria insosso freqüentar um lugar onde este não nos proporcionasse a evolução tão almejada, onde somente tivéssemos elogios vazios. Muitas vezes os obstáculos são espinhosos, duros, quase insuportáveis, mas necessários.

- Tão pernicioso quanto um galanteio mesquinho é a falsa impressão de paz, que traz ao homem a desgraça do ócio e a pequenez do comodismo.

- Assim, muitas vezes quando estamos nos sentindo desprestigiados por alguns humanos, na verdade estamos sendo contemplados por Deus com a oportunidade da evolução, se isso ocorre dentro do templo sublime de nossos trabalhos, é, portanto, obra do G∴A∴D∴U∴, e por conseqüência fato justo e perfeito, cabendo a nós a tentativa de compreendê-lo.

- Chama-se loja o retiro silencioso do homem de boa vontade, o templo augusto da caridade, do amor e da educação cívica, onde se congregam os espíritos honrados para elaborarem a redenção dos povos e o progresso da humanidade em todas as suas manifestações.

- Então, é tentativa demonstradora de ignorância querer retirar de nosso convívio os maus irmãos ou os transtornos que tanto nos aborrecem, posto que, estes são para os ofendidos e execrados chances de evolução, enquanto que para os ofensores, estes são senhores de sua própria desgraça, pois aqueles que trazem a dor ao outro são vítimas de sua própria existência, contudo meus irmãos, o fruto que colhem também é divino, mesmo que amargo, pois é a forma que o G∴A∴D∴U∴ lhes dá de evoluírem, como o sábio castigo de um pai zeloso, já que a evolução é um direito de todos, universal e indisponível. (mesmo que o individuo não saiba ou por ignorância completa não entenda, o G∴A∴D∴U∴, está lhe dando diuturnamente as oportunidades que precisa para evoluir, e dentro do templo elas aparecem com mais clareza, basta apenas aprendermos a enxerga-las)

- Não digo que é bom tudo isso, digo apenas que os dissabores são parte da vida, e obra do G∴A∴D∴U∴, ignorá-los é inócuo, contudo, a tentativa de alcançar a glória de Deus é suportá-los com dignidade e honra, tomando a dor como um dos vários mecanismos da aprendizagem.  

- A universalidade da Instituição maçônica, seu cosmopolitanismo, sua sã moral e salutares princípios, eternamente belos como a criação, estão representados de maneira compreendiosa no Templo, cujos atributos e símbolos falam, sem cessar, da alma humana, do idioma da razão, do dever e do cumprimento exato de sua missão sobre a terra. (a missão de cada um de nós).

- Desta forma, não poderia significar outra coisa o Templo Maçônico, senão o que está dito aqui. Uma casa qualquer, uma igreja, um teatro, empobreceria e desvirtuaria a verdade e sua divindade.

- No templo se educam os caráteres, aviva-se a inteligência e se cultiva o espírito. É ele o santo refúgio onde vamos em busca da paz da alma. É a escola misteriosa que conduz aos Céus, em toda a grandeza infinita do G∴A∴D∴U∴. Ama-se a Loja e o Templo porque são eles a verdadeira representação da vida humana em sua plenitude.

- O Templo é o mundo. O Maçom é o homem que busca ser justo e perfeito, tendo para isso sua família, a honra, a ciência, a liberdade, todas as grandes concepções, suas vitórias, decepções, defeitos e virtudes.

- Concluindo, a maçonaria é a escola da vida, e o templo é o lugar divino onde se opera o milagre do desenvolvimento íntimo, do nascer, do crescer e do amadurecer; a maçonaria é perfeita, enquanto os maçons por sua indelével humanidade muitas vezes cometem erros nefastos, mas, gostaria de dizer a todos, principalmente aos meus irmãos aprendizes que:

...”a vida não é um mar de rosas, assim como sua vida maçônica também não o será, pois que, se algum dia vierdes a ter decepções dentro da maçonaria, jamais, permitam-se, ou permita que alguém embuído de má-fé coloque em suas mentes que a maçonaria falhou, isso não irá acontecer porque a maçonaria é perfeita, os homens são meros seres humanos imperfeitos. se por ventura o G∴A∴D∴U∴ lhes conceder a graça de um obstáculo a superar, não se volte contra a maçonaria, pelo contrário, se enfronhe nela, estude e verás o quão bom e belo é a sua doutrina, lembrem-se que tudo que acontece dentro de um templo maçônico é divino e em prol da sua evolução, raciocine, tolere e chegarás onde queres”... (Mateus Pantaleão de Souza MM).

Ali está o mundo laboratório permanente do bem, é só.  

Mateus Pantaleão de Souza 

Mestre Maçom