O tempo de cada um. Aceitar é que traz paz.

 

Tudo na vida tem um tempo e nós temos o nosso tempo também. Este é um tempo sem tempo. Parece estranho isso. Como pode um tempo não ter tempo? Pois é, mas é assim, porque o nosso tempo, o tempo do nosso desejo é, em regra, totalmente diferente do tempo que as coisas levam para acontecer.

 
Se adiantados ao nosso tempo, surpreendemo-nos: “Nossa, aconteceu tão rápido que não percebi, que não pude me preparar, que isso ou aquilo...”.
Se, ao nosso ver, está demorando, preocupamo-nos, ou ficamos ansiosos ou irritados:  “Nossa, mas está demorando tanto, será que vai concretizar, será que vem, será que vai ligar, será isso ou aquilo...”.
 
Muitas vezes, não percebemos que nós mesmos não estamos preparados para receber algo ou vivenciar uma situação, um relacionamento, um novo cargo, etc. Quantas vezes perdemos uma oportunidade ou alguém, ou um trabalho, justamente porque não estávamos prontos naquele tempo? Ora, alguns podem dizer, mas não estamos prontos nunca, estamos sempre nos aprontando, o caminho vai surgindo conforme vamos caminhando.
 
Com certeza! Mas esse "aprontamento" de que falo é o de entender e aceitar a força e dinâmica do tempo, para poder fazer essa caminhada, abrir as portas até então fechadas porque não estava no momento de abri-las ainda.
 
Nesse momento, quando entendemos o imponderável do tempo, aprendemos também a acolher o outro no tempo dele. Aguardar, aceitar, é mágico, traz alívio, traz paz.  É como o perdão, você perdoa e fica em paz. A paz é sua e não necessariamente do outro que foi perdoado.
 
No entanto, se você acha que está demorando a amadurecer, a ter entendimento de si mesmo, do outro e, consequentemente, da dinâmica da vida, talvez, esteja no momento de buscar alguma ajuda relacionada ao autoconhecimento. As transformações vêm daí, de um processo de autoconhecimento.
 
É através de nós mesmos, que conseguimos ver e entender o outro. Quanto mais nos conhecemos, mais compreendemos que não existe perfeição, que todos nós estamos em crescimento espiritual e isso significa que sofremos, sentimos solidão, medos, erramos, acertamos, rimos, choramos, e, assim, vamos vivendo e construindo nossa vida, cada um no seu tempo.
 
Quanto mais nos conhecemos, quanto mais compreendemos o poder e o inevitável do tempo e da aceitação, mais leve a vida se apresenta para nós. Mais fácil é conviver com nós mesmos, com o nosso companheiro, filhos, amigos.
 
Tempo...

* Sandra Rosenfeld
Escritora e Palestrante. Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação, Executive e Personal Coach. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", ed. Nova Era/Record.

contato@sandrarosenfeld.com.br

Originalmente publicado em:
https://portaldobem.net/autor-de-artigos/o-tempo-de-cada-um-aceitar-e-que-traz-paz.