OH! QUÃO BOM.....

A presença da Bíblia, Alcorão, Torá ou outro livro sagrado das religiões nos templos maçônicos não se faz crença, fé ou devoção. Seja ele qual for, será sempre tratado como o “LIVRO DA LEI”.

Como é possível unificá-los, se as denominações religiosas e seus protagonistas são diferentes?

O CERNE DAS RELIGIÔES É O QUE ELAS REVELAM.

Estas revelações existem para trazer a doutrina e o conhecimento; “tirar o véu”, transformando-se, por propósitos maiores, em regras e leis.

Todas as religiões apresentam um fluxograma simples: Seus adeptos aspiram um paraíso após a morte. Para alcançar este paraíso, o homem tem de ser do bem. Para ser reconhecido como tal, ele deve ser bom, e o bom é aquele que segue os ditames das leis.

Diversamente, para nós Maçons, a preocupação não está no período após a morte, mas na vida antes da morte. Vivendo como um bom filho, um bom irmão, um bom pai, um bom companheiro, um bom cidadão, nos tornaremos um homem justo e de bons costumes.

Quais sãos os parâmetros maçônicos para atingir esta condição?

São os ditames contidos no Livro da Lei, para serem aplicados em vida e por uma vida melhor.

Por isso é muito importante nos dedicarmos à leitura dos Livros da Lei, sempre com o olhar atento aos valores morais, éticos e à conduta social contidos nas linhas e refletirmos nas suas entrelinhas.

A passagem do Livro da Lei mais conhecida entre nós é o Salmo 133. Apesar da simplicidade das palavras, às vezes não abarcamos inteiramente o seu conteúdo.

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”.

A essência estaria na assertiva de que é positiva a união dos irmãos e que assim seja. Porém, devemos focar mais nossa atenção na ação do que na consequência.

A palavra união nos remete à ação de ligar-se a uma relação afetiva. Trabalhando este pensamento compreenderemos:

PELA AÇÃO CONJUNTA DE ESFORÇOS E PENSAMENTOS, DENTRO DESTA INSTITUIÇÃO FORMADA POR TÃO DIFERENTES MEMBROS, É QUE SENTIREMOS O QUANTO É BOM E AGRADÁVEL VIVERMOS IRMANADOS.
Seguimos neste ­16º ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024