Os nomes de Deus

Primeiramente gostaria de salientar um ponto importante na qual algumas pessoas talvez entendam no decorrer desta narrativa, por se tratar de um assunto que interessa a muitos estudiosos e sábios.

Meus estudos e pesquisas são todos baseados em torno do ensinamento judaico, na qual faço parte desde que me interessei pelo assunto religião e logicamente existe uma descendência Sefaradi em meu sangue para tal interesse.

É interessante saber que a dois mil anos antes da criação de Adam (Barro,Terra,Argila,etc..) segundo os ensinamentos D’us era conhecido pelo nome de EL SHADAY (Celestial) e após a criação do primeiro homem seguindo a imagem e semelhança do Eterno, Adam começou a chamá-lo de Ado-nay, pois o filho não poderia chamar seu criador e intimo por qualquer nome e sim o teu verdadeiro nome segundo as escrituras sagradas.

Percebemos que D’us nunca proibiu ao homem dizer ou escrever teu nome em qualquer época, não é inteligente afirmar tal fato, mas sim observar que não devemos dizer em vão.

Começaremos pelo nome muitas vezes descritivo ELOHIM, que significa “Aquele que governa e julga“.

O nome ELOHIM está sempre no plural por na época acreditarem que haviam vários deuses e fabricavam imagens para tais adorações.Quando se dividiam os deuses e ai sim cada povo adorava o seu deus na qual acreditavam ser o celestial que mudavam o universo o chamavam de ELOHA no singular,e todos os deuses juntos ELOHIM.

Esta base esta relacionada ao fato de acreditarem que cada traço de caráter e cada transformação estelar diferem entre si, levando a diferenças sobre a Terra e sobre o Homem.

Vários sábios do Talmud revelam que por exemplo a Lua como o Sol, não se movimentam de forma semelhantes em torno de sua orbita,então é provado que os movimentos celestiais não tem a mesma forma.

Portanto cada astro celestial tinha vida própria, que na realidade não é verdade,sabemos que todos os Astros e Planetas dependem uns dos outros para sobreviverem na mesma dimensão.

Por isso a forma de se chamar ELOHIM , significava o todo celestial.Sua intenção era designar todos os fatores do universo sem diferenças entre eles.

Este fato está relacionado com o fato de D’us ter criado não só o homem, mas também o universo semelhante uns dos outros e cada um com sua própria virtude.

Continuando daremos sequência com o nome inefável de D’us que é o nome preciso que nos indica a sua Supremacia, ou seja aonde emana poderes (YUD, HE, VAV, HE).

Contudo darei um breve relato, pois me é proibido escrever ou falar seu nome em vão, e por este motivo o chamarei de Hashem Tetragrama ou até mesmo Eterno.

Antes de Moisés como foi relatado acima, só se conhecia D’us por Elohim, mas após seus milagres e feitos com o homem começaram a chamá-lo de TETRAGRAMA depois de sua unicidade ser proclamada e apenas poderia ser dita por profetas, e foi passado para o povo como as quatro letras do TETRAGRAMA.

Então devemos ter a observância e acreditar que se D’us é TETRAGRAMA, então ele é o todo e se ele é o todo está em tudo, e se alguém lhe perguntar a quem servir, O Sol, A lua, os planetas, a natureza em geral, etc., devemos apenas dizer servimos ao ETERNO, e para isto deveis estar familiarizado com seu nome, pois ninguém chama pelo nome aquele que não conhece.

Para facilitar a leitura e entendimento de todos, o TETRAGRAMA (YUD, HE,VAV, HE ) é o mesmo que GADU.

Com tudo alguns nomes nos levam a crer que os vários nomes de D’us sempre nos leva a reflexão, algumas vezes até mesmo a Arca da Aliança era chamada de HASHEM ,como está escrito em DEUTERONOMIO 10:35 ,SALMOS 47:6 E MUITOS OUTROS.

EHEIE (Serei)

HAIA (Foi)

Ou ate mesmo os dois acima como foi relatado em (Êxodo 3:13).

Meu nome e EHEIE, ou seja, Eu sou quem eu sou,ou seja, diga a eles que eu sou o Uno,Onipresente, a sua frente sempre que estiverem olhando para mim.

Quando queremos ou expressamos a existência de D’us devemos lembrar que ele não é igual a nós, e sim semelhante por isso o chamamos de CADOSH (SANTO) dizendo três vezes, pois ele é infinitamente Santo, CADOSH,CADOSH,CADOSH.

Explicando CADOSH (D’us é espiritual, incorpóreo e nenhum atributo físico aplica-se a ele).

Finalizando este pequeno relato falaremos agora sobre ADO-NAY. Bendito seja seu nome, escrito em hebraico com as letras, ALEF, DALET, NUN E YUD.

A junção de todos os nomes relatados acima darão a unificação de um ser espiritual elevado e de profunda sabedoria, discernimento, justiça, clareza, piedade e luz, ele é a dualidade, pois nós dá a escolha de uma forma que não percebemos e fazemos tudo de livre e espontânea vontade,e jamais chegaremos a tais perfeições, por isto o nome poderá ser todos, mas somente em um estado elevado e coberto podereis recitar (ALEF, DALET, NUN E YUD).

Esta é a forma divina de nos relacionarmos com a entidade divina, pois é como se alguém estivesse em sua frente, cara a cara com o homem, e neste estado devemos entregarmo-nos à vontade de D`US, é como se tudo ou o todo estivesse esperando que a pessoa se aproxime, louve seu nome antes de qualquer pedido, pois d`us não permite chegar a ele apenas para deixar teus problemas em tua mão a fim de que ele resolva todos os problemas, ele o eterno quer sim que o homem santifique teu nome para que o conforto leve o espírito a um estado de felicidade, perseverança e sucesso no aprendizado, isto é uma verdadeira maneira de exaltar o nome de D`US.

Os povos mais antigos o fazem com muita precisão, em particular os judeus, quando se prostam diante do muro das lamentações a fim de se arrependerem de teus pecados e exaltam o nome do eterno para que prosperem para o sempre.

Existe uma diferença na hora de rezar ou recitar algo que eleve o nome de D`US, desta forma usamos ADO-NAY.

Quando oramos a fim de pedirmos, podemos usar os 72 atributos de teu nome divino.

Os 72 nomes de D`US, nada mais são do que atributos de um ser celestial elevado e superior a toda forma de vida.

Autor

ANDERSON PRUDENCIO

Bibliografia:

A Ética do Sinai - Editora SEFER- Pirke Avot.

O Livro da Criação – Editora SEFER - Aryeh  Kaplan.

Em busca da verdade - SEFER - Iehuda Halev.

Torá a Lei de Moisés.