Os sete degraus para se chegar a VENERÁVEL



Para se chegar ao Trono de Salomão, que é o do Venerável Mestre, necessitamos, simbolicamente, subir sete degraus, por quatro mais três.

O primeiro corresponde a todo o Ocidente da Loja e representa o conjunto da força física e espiritual dos irmãos, em torno do Venerável, e quanto mais unidos estiverem todos, mais forte será esse degrau da FORÇA.

Seguem-se os três degraus entre as duas balaustradas, pelos quais subimos para o Oriente.

O segundo degrau é o do TRABALHO abrangendo o efetuado na nossa pedra bruta, desbastando as nossas imperfeições. O trabalho de saber conduzir uma Loja mantendo todos os obreiros contentes. O nosso trabalho das oito horas diárias, que garanta um sustento digno para a nossa família.

O terceiro degrau é o da CIÊNCIA, que se consegue através do estudo. O aprendizado constante que leva à Sapiência ou à Sabedoria. É o conhecimento das coisas e das causas, que libera o nosso espírito das três hidras a envolver a Humanidade, apertando-a sem cessar: a Intolerância, a Ignorância e o Fanatismo. A Ciência que é também um dom de Deus, só liberada quanto estamos aptos para recebê-la, no tempo certo.

O quarto degrau é o das VIRTUDES, que habitam o Ocidente e os quatro cantos da Loja, cuja a prática é indispensável para a subida da Escada de Jacó, essa noção emblemática da nossa escola de Regeneração, a ser estudada em outro momento desse nosso curso.
Nesse momento atingimos o Oriente e para chegarmos ao Santo dos Santos, que está por baixo do dossel, necessitamos ascender mais três degraus, antes de sentarmos na Cadeira de Salomão.

O quinto degrau é o da PUREZA de sentimentos e de conduta diante do próximo, sem subterfúgios, agindo com sinceridade e transparência, em todos os momentos da nossa vida. Agir sem preconceitos e evitar produzir o mal.

O sexto degrau é a LUZ, a nossa opção contra as TREVAS. O caminho do bem, sempre pronto a combater o mal. A compreensão da sua existência sobre a Terra. A abertura da Inteligência a um nível mais alto.

A iluminação do espírito e da consciência, o momento esperado quando vemos a Estrela Flamígera, apanágio de poucos. A Luz que nos invade o corpo e nos enche de alegria.

O sétimo degrau é o da VERDADE, de onde julgaremos e onde seremos julgados por todos, e se passarmos sem mácula, com um procedimento justo, exemplar e reto, fazendo a Loja progredir e brilhar, receberemos, então o título de Venerável, aquele que deve ser honrado por sua Loja.

 

* Antônio José Souto Loureiro