Os sonhos e a felicidade
O sonho é a expressão maior na vida das pessoas. Um meio de comunicação através do inconsciente que se utiliza de símbolos, segundo Carl Jung (O Homem e seus símbolos).
Sigmund Freud partiu dos sonhos para a investigação do inconsciente descobrindo manifestações eróticas representadas pelos símbolos fálicos. São representações adquiridas ou herdadas se constituindo essencialmente a representação de um desejo. Crianças sonham com brinquedos que desejam. Quando o desejo é reprimido conseguem se expressar através de símbolos.
Sonhos recorrentes quando uma pessoa repete sempre o mesmo sonho para compensar algum trauma ou deficiência durante a existência.
Sonhos podem se constituir eventos especiais. Sonhos como previsão. Algumas vezes advertem o caminho da desilusão afetiva.
Sonhos da vida se mesclando com os pensamentos em busca de um ideal, ou um grande objetivo. Sonhos do amor.
Para INGENIEROS, o impulso do espírito no sentido da perfeição. Da realização profissional e espiritual.
O sonho tem função compensatória ou complementar. Sublima receios e medos. Promove no inconsciente desejos e realizações reprimidas.
Sonhos de uma vida melhor com ideias de felicidade, paz e harmonia com a família. Com significado terapêutico.
Sonhos obsessivos, com grande carga emocional podem significar danos na personalidade. Pesadelos, sonhos confusos e perturbadores com desastres, mortes e apnéia preocupam. Desordens do sono obtidas como reações a conflitos profissionais e afetivos. Melhor não sonhar? E os sonos românticos de um passado dourado preconizando paz, amor, felicidade?
Vamos sonhar dourado com sublimação e romantismo. Ou preferimos a cruel insônia nos levando ao sofrimento: Os sonhos e os pensamentos nos inspiram a idealizar e conquistar.
Sonhos estimulam o estudante, desenvolvem o escritor, inspiram o poeta e iluminam a inteligência do cientista.
Todos necessitam sonhar. Com lucidez, harmonia e fé. Sonhos da liberdade, do amor, da fraternidade, do sucesso e da eternidade.
Os sonhos conduzem aos grandes e incomparáveis destinos, afirmam os filósofos. Os gênios da humanidade foram eternos sonhadores. Também pensadores ou visionários. E o sonho dos brasileiros?
Vamos viver um sonho, especialmente um sonho de criança. Que um dia esta gloriosa e rica nação se transformará em uma sociedade justa e moderna, conquistando direitos iguais e condições humanas de educação, saúde, trabalho e segurança. Justiça social sem mitômanos nem delírios.
Ave Brasil. Vamos sonhar com a felicidade e uma vida superior. Só Deus sabe.
Josué de Castro
Médico e Professor