Palavra de Especialista

Tudo muda o tempo todo no mundo, já dizia Lulu Santos na canção dos anos 90. Por outro lado, Elis Regina já havia cantado aquela letra dizendo que eles ainda eram os mesmos e viviam como seus pais.

Se tudo muda o temp todo, porque tanta coisa parece sempre igual? Como nos prepararmos para as mudanças se muitas delas são imprevisíveis? Confusões à parte, vamos conversar um pouco sobre a essência de mudança e como fugir da loucura, aproveitando o melhor do caos.

Dezenas de trilhões de células, de diferentes formatos, agora reunidas em inúmeros agrupamentos, em forma de tecidos, órgãos, membros, constituindo o que se costuma chamar de você. Daqui a dois anos, independente de sua vontade, mais de 90% deste corpo terá sido substituído por novos átomos, células e assim por diante. Nem mesmo um câncer seria o mesmo, mas sim uma versão renovada de tumor, agora constituído de novas células. Sendo assim, o que garante que você continua sendo você mesmo passados cinco, 10, 20 anos?

Se você tem medo da mudança, é porque parou de crescer e está colocando sua necessidade de segurança à frente da sua vontade de vencer na carreira.

Nem tudo é novidade pura, a matéria que forma o mundo de hoje é a mesmo que estava aqui na época dos dinossauros, apenas em estados e formas diferentes. A vida é feita de ciclos, alguns mais rápidos, outros mais longos. O que talvez você ainda não tenha se dado conta, é que o tempo tem muito pouco (ou nada)  a ver com a velocidadee dos ciclos de sua vida. O que determina essa velocidade está muito além do que se mede, está dentro do que te faz você.

A individualidade está no que você quer criar, no que tem de melhor para oferecer ao mundo, está naquilo que você sabe que vai tocar outras pessoas à sua maneira, a sua arte, está naquilo que te faz você todos os dias. Isso, apesar do tempo, não muda. A única certeza que tenho ao acordar pela manhã é de que nada lá fora será como ontem. Se você tem medo de mudança, é porque parou de crescer e está colocando sua necessidade de segurança à frente da sua vontade de vencer.

Quem você acha que é mais feliz: aquele que vê mais um dia como um mundo de possibilidades de crescimento ou aquele que enxerga a possibilidade de novas ameaças ao seu status quo? Fácil. Para quem treme diante da palavra mudança, aí vão boas perguntas: o que realmente é seu? Você tem algo de verdade ou só está tentando sustentar o pouco que conseguiu até agora? O que faria você se sentir realmente sem medo?

As pessoas mais bem sucedidas em suas áreas já passaram por grandes dificuldades antes de ter grande sucesso. É justamente isso que faz chegar mais longe. 

Contudo, apenas agir por impulso não é o caminho. Ao invês de gerar oportunidades, depender apenas do acaso pode te levar a mais confusão. Assim, há que se considerar sua motivação essencial, mas com a persistência necessária para permanecer fazendo o que precisa ser feito apesar das adversidades do momento. Para alguns, o caminho é embarcar em uma viagem ao exterior, aspirar novos ares e sentir na pele outras culturas, já para outros, a companhia da família é indispensável. Um dos maiores segredos que aprendi - na cozinha - foi que nenhuma receita, por melhor que seja, resiste a um paladar diferenciado. O importante é ter coragem para fazer o que tem que ser feito por tempo suficiente para viver com sucesso e se recriar nesse estado.

As pessoas mais bem sucedidas em suas áreas já passaram por grande dificuldades antes de ter grande sucesso. E é justamente isso que as faz chegar mais longe. Isso também não significa que não continuem tendo dificuldades ainda maiores, faz parte da vida, o que diferencia é estar pronto para enfrentar tudo de frente. Se aquela vontade de dar um basta em tudo e partir para outra é tão recorrente, talvez tenha se esquecido do porquê está fazendo o que faz. Já passei por momentos na vida em que me dei conta que já tinha cumprido meu propósito e continuava fazendo por fazer, por comodismo, por conformidade com a situação e o status. Não por acaso, foi o tempo em que estive mais distante da minha verdade.

Porém, se você se der o tempo para olhar de verdade para dentro de si, vai encontrar as respostas. Então, se for preciso, quebre tudo. No fim das contas, viver sem um grande sonho ou sem sentido para a vida é muito mais doloroso do que aguentar alguns trancos durante o caminho. Portanto, mudança significa oportunidade.

O novo está aí e sempre estará, batendo à porta como um monstro sombrio ou como um herói de cinema. Enquanto houver paixão e avidez pelo que se faz, independente do que ou de onde se faz, você estará imune. Você pode ser demitido, mas se a sua visão de futuro for real para você, então a mudança não lhe passará para trás. Mudar é inevitável, progredir é opcional. Qual caminho você escolhe?

Felipe Dalcarobo

Coach de alta perfomance.