Parada

A natureza é sábia. Sabe a hora de parar. E o Sol dá a sua parada para começar o seu retorno. Esta parada na natureza se chama SOLSTÍCIO. E aqui para nós é o Solstício de Inverno, ocasião em que há o menor período de claridade do ano. Teremos dias mais curtos e noites mais longas. Ao contrário quando é o Solstício de Verão, com dias mais longos e noites mais curtas.

Sabiamente, também, a Maçonaria usa essa época de parada do Solstício de Inverno para promover em suas Lojas a troca de administradores, ou seja, novos Veneráveis Mestres tomam posse para começar uma nova gestão nas Lojas. Novo vigor, nova força para dar o prosseguimento à caminhada Maçônica.

E no Solstício de Verão a Loja começa o seu Recesso Maçônico dando uma parada em seus trabalhos, também, para reflexionar e planejar o próximo período de tarefas maçônicas.

Portanto, há uma mudança. E nossa vida há constantes mudanças. Todos os dias, ao acordamos temos duas atitudes a tomar. Ou escolhemos sermos alegres, com bom humor; ou escolhemos sermos tristes, amargos, com mau humor. A escolha é somente nossa. É uma parada e vamos escolher como vamos caminhar. Fazer o nosso retorno para um  novo dia.

O Sol, no seu Solstício, chegou aos extremos máximos (solstíco de verão) ou mínimos (solstício de inverno) de seu deslocamento e PARA,  para começar o seu retorno.

Assim é, também a natureza humana, com suas paradas e seus retornos para colocar em 'prumo' e no 'nível' a vida. Um balanço necessário para dar-se a continuidade da vida.

Quero finalizar tomando a citação feita pelo Ir.·. Sérgio Quirino Guimarães da ARLS.·. Presidente Roosevelt nº 025 do Or.·. de Belo Horizonte-MG a respeito da reflexão do Solstício de Inverno:

"Ao Maçom como livre pensador e pesquisador nato cabe mais que festejar esta data, deve procurar o real sentido do despontar do dia após uma longa noite. Deve revigorar seus propósitos, retornar à Câmara de Reflexões e sentir-se como uma semente colocada  sob a terra, na escuridão e no silêncio, refletir sobre sua instabilidade e ter força para romper com as paixões, os vícios e os preconceitos profanos. Procurar a Verdadeira Luz, que dia após dia será oferecida de forma mais intensa e constante, havendo o comprometimento sincero, crescerá com Virtude, Honra e Sabedoria".

Juarez de Oliveira Castro
Mestre Maçom Instalado
ARLS∴ Alferes Tiradentes nº 20
Oriente de Florianópolis – Santa Catarina.