PARRÉSIA MAÇÔNICA


Retórica é a arte de usar a linguagem para se comunicar de forma eficaz e persuasiva. Um dos princípios da boa linguagem e da boa comunicação entre indivíduos e grupos é a parrésia. Grosso modo, parrésia é a manifestação feita com franqueza e raciocínio. É o dizer a verdade com ousadia e confiança.

Portanto, parrésia se difere da tagarelice baseada no “falo o que penso”, até porque, todos nós alimentamos e expressamos pensamentos equivocados, criados pelos nossos mitos, crenças e dogmas.

Antes da certeza de que possuímos a VERDADE conosco é preciso avaliar se a palavra teve seu nascedouro na PUREZA de sentimentos, se foi desenvolvida na clareza da reflexão, e se seu propósito é a LUZ, no sentido de esclarecer, tirar o interlocutor das trevas da ignorância.

Na Maçonaria, o elemento simbólico que traduz o conceito de Parrésia é o esquadro. O ângulo interno é o conhecido ângulo reto. Esta joia colocada sobre o peito do Venerável Mestre serve para lembrá-lo que somente pela retidão de sua conduta ele honrará o direito de se sentar no Trono do mais sábio dos homens e instalado estará sobre o degrau da Verdade.

Compreendemos que a vida conduzida pela Parrésia Maçônica se estende além do simples dizer a verdade. Trata-se de uma disposição interna de se conduzir pela verdade, ter relacionamentos verdadeiros e de se assumir como tal.

Precisamos, cada vez mais, desenvolver a fraternidade entre nós. Uma de suas bases é não temer o melindre ao falar e não se melindrar com o que se ouve, ainda que desagrade.

Quando conduzimos a nossa vida no plano além das aparências e da fútil necessidade de reconhecimento, atingimos a plenitude dos direitos e cumprimos integralmente nossos deveres morais e éticos.

Todos conhecemos a passagem da filosofia clássica em que Sócrates, acusado de não adorar os deuses de Atenas e corromper a juventude, foi condenado à morte por meio de ingestão de cicuta. O que poucos sabem é que lhe foi dada a escolha da absolvição, caso prometesse não mais ensinar seus valores.

Ele não aceitou, simplesmente pela convicção de que a vida só tem valor se você puder viver a verdade. Após a condenação foi aventada sua fuga pelos seus seguidores, mas ele também recusou, pois não há como fugir da verdade que vivemos.

O Maçom deve viver em nome de sua missão: alcançar a Verdade pela Sabedoria, adquirir Força para combater os Vícios pessoais, conquistar a Beleza para reconhecer as Virtudes alheias e, acima de tudo, ser exemplo de retidão e integridade.

NÃO BASTA SIMPLESMENTE FALAR A VERDADE. É PRECISO ASSUMIR INTEGRAMENTE SUA VOZ DA VERDADE QUE NÃO MENTE.

Alguns Irmãos devem conhecer a Lenda sobre a Mentira e a Verdade.

“Diz a lenda que, um dia, a verdade e a mentira se cruzaram.
-Bom dia – disse a mentira.
-Bom dia – respondeu a verdade.
-Que dia lindo – disse a mentira.
Então, a verdade olhou ao redor para ver se era um dia bonito. E era.
-Um dia lindo mesmo – disse, então, a verdade.
-Ainda mais lindo está o lago – disse a mentira.
Então, a verdade olhou para o lago e viu que a mentira estava dizendo a verdade e concordou. A mentira correu em direção à água e disse:
-A água está ainda mais gostosa. Vamos nadar.
A verdade colocou os dedos na água e realmente estava gostosa. Assim, confiou na mentira. Ambas tiraram as roupas e nadaram tranquilas. Um segundo depois, a mentira saiu da água, vestiu as roupas da verdade e foi embora.
A verdade, incapaz de se vestir com as roupas da mentira, começou a andar nua e todos ficaram horrorizados ao vê-la.

AINDA HOJE, HÁ PESSOAS QUE PREFEREM ACEITAR
A MENTIRA VESTIDA DE VERDADE,
À VERDADE NUA E CRUA.

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024