Pensamentos Positivos.

 

Penso que a alegria é a melhor característica do brasileiro.

Alegria de viver num país enorme, num país cheio de riquezas naturais, num país que recebe a todos de braços abertos.

Brasileiro não é apenas aquele que nasceu em solo pátrio, nem aquele que nasceu no estrangeiro filho de pais brasileiros.

Também o é aquele nascido em qualquer lugar do mundo, de quaisquer genitores, que decidiu vir para o Pindorama, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz ou simplesmente Brasil, de boa fé e para lançar raízes.

São Paulo, megalópolis fundada em 1554 como uma pequena capela, é hoje o lar de milhões de descendentes de índios nativos, europeus, africanos e asiáticos.

Norte-americanos também vieram para o Brasil. Haverá mesmo descendentes de esquimós e dos primitivos habitantes da Oceania.

São Paulo, cidadão romano que se converteu ao cristianismo trocando a espada real pela simbólica, representa bem o espírito de luta dos paulistas.

Luta pela vida, luta pelos ideais e luta pela pátria.

Babel moderna, em São Paulo escutam-se sem espanto quaisquer idiomas e todos os dias novas palavras enriquecem “a última flor do Lácio”.

São Paulo está cheia de sinais divinos:

·    localizada no Brasil, descoberto por um Pedro, súdito de Sua Majestade Fidelíssima cujas naus arvoravam em suas velas a Cruz da Ordem de Cristo;

·    pujante no Novo Mundo, continente descoberto por Cristóforo (o que leva Cristo) Colombo (o símbolo do Espírito Santo) dentro do florão da América (nome que homenageia outro latino);

·    fundada pelos padres da Companhia de Jesus, verdadeiro exército formado por um Ignácio (o que gera a chama da fé católica).

O Brasil traz escrito em letras invisíveis em suas fronteiras a antítese da advertência referida por Dante aos que entram no Inferno:

“Tende todas as esperanças ó vós que entrais!”

Porque aqui é o Paraíso terrestre.

* Pedro Chaves Neto.

é advogado.

Originalmente publicado no www.alertatotal.net.