PRIMEIRO EXPERTO

Experto ou esperto?

A princípio, pode parecer uma brincadeira homofônica. No entanto, o guia dos candidatos deve ser um Obreiro Experto ou um Esperto Obreiro?

O título é claro: EXPERTO! Por dois motivos, é indicado que o cargo seja ocupado por um Mestre Instalado.

Em primeiro lugar, para fazer jus ao título. Por ser um ex-Venerável Mestre, ele já está EXPERIMENTADO em toda a ritualística das Sessões Magnas. A condução dos trabalhos desenvolveu nele a EXPERTISE para a adequada movimentação e as ações junto ao candidato, a fim de que o efeito iniciático realize-se.

Todavia, sejamos sinceros: nem todo Irmão Instalado será um bom Irmão Primeiro Experto, visto faltar-lhe esperteza. Não no sentido de inteligência, mas de sagacidade.

PARA UMA PERFEITA INICIAÇÃO,
MAIS QUE O CONHECIMENTO DO QUE FAZER
ESTÁ A APLICAÇÃO DE COMO FAZER.

ESPERTO é o adjetivo que se refere a uma pessoa perspicaz, com bom raciocínio e entendimento das situações. Do mesmo modo, indica uma PESSOA ÁGIL, ATIVA e ATENTA, e são essas características/ações que resultam na magnitude da sessão.

Para além do conhecimento teórico e da prática adquirida, o Irmão Primeiro Experto deve se conscientizar de que configura um relevante elemento na história maçônica dos novos Aprendizes, Companheiros e Mestres. Ele deve ser o guia que transmite confiança, a fim de que o candidato nada receie.

É imperativo que, durante a preparação do candidato, o Irmão Primeiro Experto tenha uma conversa, frisando estes quatro pontos:

Nada o que acontecer será desrespeitoso, perigoso ou sem propósito.
Todos que ali estão já passaram pelo mesmo cerimonial e serão assistidos por pessoas de confiança.
É preciso a participação ativa, relaxada e crente do candidato. A sensibilidade emocional deve ser maior que o raciocínio crítico e lógico.
Ter conhecimento acerca das condições de pressão, glicose, questões ortopédicas e fobias. Com base nessas informações, ele procederá às adequações necessárias para o bom andamento dos trabalhos.

São de sua inteira responsabilidade todos os apetrechos que envolvem a sessão magna. Portanto, deve fazer um checklist antes da chegada do candidato e se preparar emocionalmente para o cumprimento da missão. Ademais, o Primeiro Experto não oferece as respostas ao candidato. Ele pode repetir ou esclarecer as perguntas feitas, mas nunca dizer ao candidato o que ele deve responder.

O segundo motivo para que o Primeiro Experto seja um Mestre Instalado é que ele, conforme prescrito em alguns Ritos, substitui um dos Vigilantes quando ausente. Contudo, respeitando-se a ritualística hierárquica dos cargos, ausente o Primeiro Vigilante, o Segundo Vigilante ocupará o lugar deste, e o Primeiro Experto ocupará a segunda vigilância. Ausentes o Primeiro e o Segundo Vigilantes, o Primeiro Experto ocupará a primeira vigilância, e o Segundo Experto, a segunda vigilância.

Neste 19º ano de compartilhamento dos artigos dominicais, reafirmo o desejo de independente de graus, cargos ou títulos, continuar servindo os Irmãos com propostas para o Quarto-de-Hora-de-Estudo. Uma lauda para leitura em 5 minutos e 10 minutos para as devidas complementações e salutares questionamentos.
O exíguo tempo é um exercício de objetividade e pragmatismo que visa otimizar os trabalhos e cumprir integralmente o ritual.
Convosco na Fé - Robur et Furor
Fraternalmente

Sérgio Quirino
Minas Gerais Shrine Club
MI   GMAdV   33°REAA   33°RB   9°RM   MMM   Shriner
CT REAL ARCO     CT ARCO REAL     HRAKTP
PRESIDENTE DO MINAS GERAIS SHRINE CLUB
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.