Proclamação da República

Saudações estimados Irmãos, 
é hora de reverenciarmos a
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.

No próximo dia 15 de novembro, a sociedade brasileira estará completando 119 anos sob o regime político de República Federativa, diferente da Independência do Brasil, não podemos dizer que a mudança de Monarquia para República foi encabeçada pela Maçonaria, o crédito deve ser dado às Forças Militares.
É fato é que havia vários e poderosos Maçons envolvidos no processo, mas a Instituição não! 

A Monarquia estava passando por um momento muito complicado, tendo oposição ferrenha dos prejudicados pela Abolição da Escravatura (13/05/1888), a Questão Religiosa (1872-1875 muito interessante o estudo para a Cultura Maçônica) e o pior de todos os problemas, a chamada Questão Militar.

A própria Monarquia estava se esfacelando, o Imperador doente, a inoperância dos Ministros, os ataques da imprensa e desde 1870 já haviam grupos que se reuniam para discutir sobre a implantação da República.

Nesta época podemos dizer que 70% da elite da sociedade brasileira eram Maçons e daí surgirem as teorias que davam a paternidade da Proclamação da República à Maçonaria: Quintino Bocaiúva, político fluminense (Maçom), Saldanha Marinho, político de origem pernambucana (Maçom), Silva Jardim, absolutista (Maçom), Campos Sales, chegou à Presidência do Brasil (Maçom) e os ministros da primeira gestão republicana eram Maçons, a saber: Aristides Lobo (Interior); Benjamim Constant (Guerra); Campos Salles (Justiça); Demétrio Ribeiro (Agricultura); Eduardo Wandenkolk (Marinha); Quintino Bocaiúva (Transportes) e Rui Barbosa (Fazenda).

De concreto a única manifestação que possa ligar a Proclamação à Instituição Maçonaria foi um manifesto assinado por Saldanha Marinho que na época era Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.

Logicamente as Lojas estavam polvorosas com a situação política vigente, mas não tomaram frente ao movimento. Isto não deve diminuir nossa nosso orgulho pelo acontecido, como já escrevi, vários e poderosos Maçons estavam envolvidos no processo, todos que citei, merecem dos Irmãos uma pesquisa, para conhecerem sua biografia e exemplos de condutas maçônicas.

Destaco o "proclamador", Manuel Deodoro da Fonseca, alagoano, nascido em 05 de agosto de 1827, que aos 16 anos entra para uma escola militar e 5 anos depois já esta em combate, participando da Revolução Praieira (1848 a 1850), sua patente era de Tenente, vindo a participar de vários combates com louvor, participou da Brigada Expedicionária ao Rio da Prata, o Cerco a Montevidéu e a Guerra do Paraguai (1864 a 1870) onde não morreu, mas perdeu a saúde.
.

Foi também governador do Rio Grande do Sul, Presidente do Clube Militar, sua capacidade militar, bravura e liderança o fizeram Marechal. Com 46 foi iniciado em nossos Augustos Mistérios na Loja Rocha Negra do Oriente de São Gabriel - RS.

O Irmão Deodoro era um monarquista de corpo e alma, mas acima disso, tinha a consciência maçônica que devemos ser bravos para com a verdade e que a instabilidade política vivida na época poderia levar o país a um caos maior.

Mesmo doente, foi à frente da tropa, proclamou a República, tornou-se seu primeiro presidente; sugeriu o modelo da Bandeira Nacional, tornou-se Grão Mestre do GOB. Mas apesar disso tudo, sofreu muitas pressões e deixou o governo 9 meses após sua proclamação. Morreu com apenas 65 anos, mas seu legado será eterno. Para reflexão, destaco a última estrofe do Hino da Proclamação da República:

"Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso País triunfante,
Livre terra de livres irmãos!"

O objetivo deste pequeno artigo é pedir aos Irmãos que valorizem nossa história; no Museu da Força Expedicionária Brasileira há uma frase que deve nos inspirar: "Conspira contra sua própria grandeza, o povo que não cultua seus feitos heróicos".

* Sérgio Quirino Guimarães
ARLS Presidente Roosevelt 025
Segundas-feiras, Templo 801 - Palácio Maçônico – Grande Loja
Belo Horizonte – Minas Gerais

quirino@roosevelt.org.br

Publicado originalmente em https://www.samauma.biz/site/portal/conteudo/opiniao/sq008republica.html