QUAIS SÃO OS INIMIGOS DA MAÇONARIA?

Diariamente somos acionados por Irmãos nos informando sobre perfis falsos de Instagram e Facebook. Convites eletrônicos para iniciação em “poderosas”, “legítimas”, “regulares”, “internacionais”, “independentes” Ordens Espúrias.

Tais situações são extremamente perigosas e danosas para a Maçonaria. Infelizmente 99% são armadilhas que visam apenas arrecadar dinheiro dos incautos neófitos. Pior ainda: quando os neófitos não são incautos, são ardilosos e “profanos profissionais”. Muitos expulsos ou não aceitos nas Potências Maçônicas, cujas colunas de sustentação são a Virtude e a Sabedoria, alcançadas unicamente pela prática da Moral e da Ética.

Contudo esses não são os verdadeiros inimigos da Maçonaria.

NOSSAS ALEGORIAS NOS ENSINAM QUE O MAL ESTÁ DENTRO DE NÓS!

Literalmente!

Dentro das Lojas, Potências e Instituições encontramos membros devidamente iniciados, elevados, exaltados, instalados, nomeados e eleitos a altos cargos que, pelos desvios de conduta, propósitos e interesses particulares, perdem a condição de Irmãos.

Do mesmo modo, em nosso íntimo, temos três maus companheiros, que são a Ignorância, o Fanatismo e a Ambição.

Mas são nossos companheiros? Sim! Não há como negar a natureza humana do Maçom, assim como sua inerente ligação com tudo o que possa aviltá-lo.

As masmorras que cavamos são para nossos vícios! E essas masmorras não se encontram fora de nós. Elas estão no mais interno de nossa consciência e com um detalhe muito importante:

AS MASMORRAS PARA NOSSOS VÍCIOS
NÃO TÊM GRADES NAS JANELAS OU PORTAS NAS PASSAGENS!
POR ISSO, A ETERNA VIGILÂNCIA E A CONSTANTE PRÁTICA DA VIRTUDE.

A Ignorância se apresenta, principalmente, nas proposituras e falas. A pena capital para esse mau companheiro é cortar-lhe a garganta. O Fanatismo, por sua vez, é o sentimento da impossibilidade de estar errado. Arranquemos, então, o coração desse segundo mau companheiro. Por fim, já que a Ambição traz consigo o desejo de ser ou estar em vários locais e postos, dividiremos, portanto, esse alter ego ao meio: uma parte para o sul e outra para o setentrião.

Fiquemos atentos para não nos tornarmos inimigos da verdadeira Maçonaria ou sermos influenciados pelos que já são. A Virtude e a Sabedoria são combatidas diariamente pela Ignorância (בּוּרוּת), pelo Fanatismo (קַנָאוּת) e pela Ambição (שְׁאַפתָנוּת).

As palavras sublinhadas são a tradução em hebraico. Observe que todas terminam com a letra “chet”, que expressa o conceito dialético de “ides e vindes” e traduz o sentimento de “medo” ou “força de vida”.


CONSCIENTIZEMO-NOS DE QUE A MAÇONARIA É PERFEITA. OS MAÇONS, NÃO. PRINCIPALMENTE QUANDO PERDEM O MEDO E OS VÍCIOS SÃO SUA FORÇA DE VIDA.

Neste ­17º ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.