QUAL A LEI FUNDAMENTAL DA MAÇONARIA?

O conteúdo deste artigo não atinge as estruturas administrativas da Ordem, tanto nas formas de governo, quanto aos poderes, direitos e deveres, Constituições, Regulamentos e Landmark.

Tratamos da Maçonaria como instrumento de transformação. Afinal, qual deve ser o nosso maior propósito?

O desígnio de nossos labores é o domínio de si mesmo. Estamos devidamente a cobertos quando vencemos nossas paixões e submetemos nossa vontade. Desta forma construímos o telhado imaterial de proteção para o progresso da Maçonaria e estreitamos os Laços que nos unem como Irmãos.

A vida do Maçom deve ser conduzida para além dos desejos e interesses pessoais e, principalmente, superar a famigerada ambição. Nesta senda é imprescindível reconhecer os direitos dos mais dignos e mais merecedores do que nós mesmos imaginamos ser. Não podemos permitir que a vaidade seja transformada em uma erva daninha a crescer em nosso peito.

NOSSA LEI FUNDAMENTAL É A EXTINÇÃO DOS MAUS DESEJOS.

Os maus desejos, frutos do espírito tortuoso, atormentam a Humanidade. Nossos labores buscam seus fundamentos nas ações morais exatamente para evitar que nos tornemos um joguete das nossas próprias intemperanças e desregramentos.

Estas ações no âmbito da Maçonaria não se chocam com nossos interesses privados. Pelo contrário, somam-se a eles. São paramentos poderosos a nos guiar e a poder conceder a cada um o que lhe compete, na medida de seus direitos e deveres. Tornamos feliz a Humanidade somente por meio das nossas condutas e proposições de melhoramento social, cultural, ético e moral. E assim, também nos transformamos a nós mesmos.

Pela dedicação ao propósito de aperfeiçoamento social transformamos o Homem Material em Homem Moral. Nossos Templos são ambientes propícios para fortalecer nossas virtudes fraternais e evoluir da Pedra Cubica para a Pedra de Toque de Amor ao outro. Assim alcançaremos o nível do propósito íntimo que o Criador nos destinou.

Mas, de onde a Maçonaria tirou esta máxima?

Do Livro da Lei; 1João, Capítulo 2, Versículos :16 e 17

“Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Criador, mas do mundo. E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade do Criador vive para sempre.”

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024