Qual é o significado da madeira de Acácia na Bíblia?

A madeira de acácia é frequentemente citada em referência aos objetos empregados na construção do Tabernáculo no livro do Êxodo. De grande importância é seu emprego na construção da Arca da Aliança. Por que a Madeira de acácia? Ela tem algum significado especial?

A partir de um ponto de vista prático, as acácias teriam sido um dos poucos tipos de árvores que crescem nas regiões selvagens visitadas por Israel. Além disso, a Madeira de acácia é densa e extremamente forte, fazendo dela uma grande opção para qualquer tipo de construção em madeira.

Um pesquisador observou, “Esta madeira é resistente ao apodrecimento porque a árvore deposita em seu miolo substâncias indesejáveis que são conservantes e fazem da madeira impalatável para os insetos tornando-a densa e difícil de ser penetrada pela água e outros agentes da degradação”.

Durante a construção do tabernáculo, a Madeira de acácia foi o único material disponível para os israelitas. Êxodo 35:24 diz, “Todos que tinham a madeira de acácia para qualquer parte da obra a traziam”. 

A madeira de acácia foi usada para as varas da arca, para a própria arca, e para muitas partes do Tabernáculo. De fato, a Madeira de acácia foi o único tipo de madeira empregada na construção das partes do Tabernáculo.

O uso da acácia resultou em matérias que duraram longo tempo. O Tabernáculo foi usado pelos 400 anos seguintes, eventualmente tendo seu local de repouso dentro do templo em Jerusalém construído durante o reino de Salomão. A arca permaneceu como parte crucial do culto judaico até a destruição do templo pelos babilônios séculos depois.

Alguns podem tentar atribuir poderes espirituais à acácia, mas a Bíblia não faz tal afirmativa. Em  vez disso, parece que a acácia era a principal árvore disponível durante os tempos de vagar pelo deserto, sua densidade e força fizeram dela ideal para uma estrutura que resistiria por gerações.

Fonte: https://www.gotquestions.org/acacia-wood.html