QUANTO AO FUTURO DA MAÇONARIA

Muitos dos Ternários que estudamos são temporais, como manhã, tarde e noite; infância, idade adulta e velhice; nascer, crescer e morrer; passado, presente e futuro.

E sempre a terceira fase/parte causa, no mínimo, preocupação. E preocupação no sentido literal: ocupar-se previamente de algo que não está no presente.

Entretanto não há como não vivenciar tais pré-ocupações.

NOSSAS PRÉ-OCUPAÇÕES DEVEM SER SIMBOLICAMENTE COMPREENDIDAS
COMO PRANCHAS DE ARQUITETURA TRAÇADAS
NA TÁBUA DE DELINEAR DA EXPERIÊNCIA.

E nos vem à mente, diante de tantas mudanças que se passam na sociedade: qual será o futuro da Maçonaria?

Permitam-me a apresentação de uma alegoria. Criaremos, então, o Grau de Maçom Futurista, cujo número será o oito deitado, a marcha é uma reta infinita. O toque, um abraço envolvente e a palavra sagrada será: VOCÊ!

“Você”, pois a sacralidade da palavra está na conscientização de se assumir como um futurista. As escolhas e as ações que você faz hoje contribuem para determinar o futuro dos Maçons, das Lojas e das Potências Maçônicas!

QUAL FUTURO VOCÊ QUER VIVER? QUAL FUTURO VOCÊ ESTÁ CRIANDO?

Você já se deu conta de que tudo à nossa volta é resultado do que foi traçado por alguém? Que esses “alguéns”, por esse trabalho, é que realmente alcançaram a plenitude?

Todos nós temos a obrigação de termos uma obra! Esse é o segredo da imortalidade. Saber que a morte é inevitável, inerte e no futuro e que viver também é inevitável, porém ativo e no presente.

Por isso, o Maçom Futurista não se preocupa em prever o futuro, e sim em construí-lo. Ele não está sentado no Trono da Sabedoria, mas no Trono do Discernimento. Atento às mudanças, ele procura o potencial de cada pedra, pois sabe que nem todas suportam ou necessitam do mesmo polimento.

Todos nós tivemos, temos e teremos momentos que tornam a vida especial. Não é necessário ser um evento grandioso. A vontade de fazer um “algo” melhor pela sociedade, pela família, pelos Irmãos, pela Loja e pela Maçonaria ecoará pela eternidade.

O segredo da existência maçônica é encontrar um propósito para trabalharmos juntos, um sentido que motivará o grupo. É isso que faz a Maçonaria valer a pena, apesar de todos os problemas e das dificuldades interpostas pelo caminho.

O futuro da Maçonaria é um projeto coletivo! Mas esse futuro está longe de ser algo distante e abstrato. Ele será apenas e unicamente o resultado das atitudes que tomamos como Maçons, dia após dia.

O FUTURO ESTÁ EM CONSTRUÇÃO!


Neste ­17º ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.