Quebrando pedra…

 

 

O homem é como um pedra, tendo de diferentes formas, cores e qualidades. 

O mesmo que um canteiro trabalha a pedra, utilizando as distintas artes e ferramentas, o homem o pode fazer consigo mesmo.

 

Com o março e o cinzel, o artesão dá-lhe forma que quiser, com o compasso marca seus limites, e com o esquadro comprova os ângulos de 90º…

 

Que quero dizer com isto?…

 

Que o homem pode trabalhar suas próprias carências, seus defeitos e também reforçar ou aperfeiçoar suas virtudes. O homem se DESBASTA a si mesmo. 

 

Existem dois tipos de homens (em minha humilde opinião): o primitivo ou comum e o virtuoso.

 

O homem PRIMITIVO não se rege por nenhuma norma, está condenado à barbárie, à vida selvagem, fora da sociedade…

 

Mesmo estando próximo, mesmo estando fisicamente imerso nela, também está longe de entender o motivo da construção de uma sociedade com suas regras e leis. Isso, que não tem limites para se movimentar, é destinado ao vício, à solidão e, com isso não tem um sentimento de pertencimento. 

 

Por outro lado, o homem VIRTUOSO, mestre de si mesmo, respeita as leis de seu país e respeita a liberdade ideológica, política e religiosa de outras pessoas, sempre e quando não se acerquem aos fanatismos ou atentem contra as liberdades dos outros. 

Este, tende a aperfeiçoar-se, a construir, cada dia, uma versão melhorada de si mesmo.

Uma pergunta que me faço muitas vezes é: “Como melhorar o mundo?”… A resposta tardei em encontrar e é a seguinte:

- “Melhorando a si mesmo, intentando-o cada dia, podemos dar exemplo ao nosso meio”. Se cada um o intenta, não passaria o que vemos diariamente no nosso meio (guerras, gente morrendo de fome… e mais violência)… “estas coisas das que tanto nos queixamos sem ver que somos, responsáveis”

 

E por que não se perguntar …:

 

- “Um homem primitivo pode EVOLUIR para ser um homem virtuoso, MESTRE de si mesmo?”

A resposta é: Sim, com certeza. Como o canteiro desbasta a pedra e lhe dá a forma e sentido a esta simples aglomeração de minerais, aperfeiçoa a obra que tem em mente, até alcançar sua meta. 

Sigamos todos à uma evolução que nos faça mais livres, iguais e fraternos.

 

Sérgio Pita Andon

 

Tradução livre feita por Juarez de Oliveira Castro

 

 

Fonte: https://iluminando.org/2019/02/28/picando-piedra/