Reflexões sobre o YOD

De forma geral, a simbologia do Yod nos Templos Maçônicos é compreendida como a presença do Criador não criado, o nome inefável de Deus.

A décima letra do alfabeto hebraico tem um simbolismo belíssimo, quando a visualizamos como o Principio Criador.

Afinal, todas as demais letras do Alef-Bet se iniciam com o Yod.

Faz-se necessário explicar que Yod é um “ponto” de escrita.

A partir deste primeiro contato do lápis no papel é que vamos “desenhando” as outras letras.
 
 
Pela imagem acima, percebemos como é natural o Yod se “transformar” em He e em Vav.

Mas, há uma interessante particularidade: As letras não iniciadas pela forma típica do Yod finalizam com o ponto do Yod.

Esta vinculação tem um sentido esotérico do Criador com o princípio e o fim, que, no grego, seria o Alfa e o Ômega.

Representa também o átomo criador - Deus está em tudo.

De maneira simbólica, o Yod representa a onipresença, inclusive nos trabalhos maçônicos, nunca entendidos no sentido religioso, mas nas possibilidades especulativas de como, a partir de um simples ponto, tudo mais poder ser constituído ou escrito.

Nesta perspectiva, além da onipresença, o Yod nos revela a verdadeira humildade, que é a ajuda na construção, se mesclando com os demais pontos e, assim, não chamando para si os holofotes da vaidade do “tudo começou comigo”.

Nesta dimensão compreendemos que, se o nome de Deus é Inefável, ou seja, não se pode nomear ou descrever por conta dos valores que ele representa, assim os trabalhos, ações e valores maçônicos devem ter uma magnitude tal que impossibilite aos não iniciados descreverem e aos iniciados, a oportunidade do exercício da  humildade de nada dizer.

Uma relação interessante neste simbolismo é o vínculo do Yod com a Sabedoria.

Sendo o ponto inicial ou final das outras letras, o Yod que é de menor dimensão física (um ponto), e por passar despercebido entre os outros pontos, compreenderemos que a verdadeira Sabedoria está vinculada à simplicidade e à indiferença a quaisquer outras coisas que não sejam o servir.

 
JÁ REFLETIRAM O PORQUÊ DO YOD SE ENCONTRAR DENTRO DE UM DELTA, ACIMA DA CABEÇA DO V.’.M.’.?

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Candidato a Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024