Reforma íntima - estamos evoluindo?

 

Um dos temas mais polêmicos desde que o homem sentiu-se gente, é a origem da sua existência. Se por um lado a ciência considera este um fato encerrado, exibindo a cada dia provas e mais provas materiais de que o homem descende de seres primatas que evoluíram física e intelectualmente no decorrer dos anos, de outro a maioria das religiões principalmente as pentecostais, defendem ferrenhamente a opinião de que o homem descende de um casal criado por Deus, logo após a criação do mundo.

 

Sem entrarmos no mérito da questão, um fato é inegável descendendo de primatas ou de Adão e Eva o homem no decorrer dos anos vem evoluindo Física, Moral e Intelectualmente momento a momento.

 

Fisicamente o ser humano evoluiu bastante, uma vez que a expectativa de vida hoje é bem maior em função das comodidades da era moderna e da descoberta de cura para várias doenças, que antes assolavam a humanidade através de epidemias e infecções das mais variadas.

 

Seria quase desnecessário falar da evolução intelectual, visto que a mesma vem sendo conseguida pelo homem numa rapidez quase assustadora. Em poucos anos conseguimos adquirir mais conhecimentos do que jamais ousamos sonhar.

 

E moralmente? Será que numa época de tanta fome, miséria, criminalidade alarmante, poderemos considerar que estamos evoluindo? É claro que sim, vários flagelos da humanidade, graças a Deus fazem parte de uma época distante da nossa história.

 

Atualmente não nos servimos mais de escravos para derramarem seu suor e sangue no árduo trabalho sem remuneração. Embora exista ainda brigas religiosas nas proximidades da terra natal de Jesus ou em qualquer outro lugar, não temos mais o fantasma da Santa Inquisição aniquilando seres e alienando mentes em nome de Deus.

 

O Brasil pela sua variedade de crenças, está se consolidando como o país mais cristão e religioso do planeta. Cresce vertiginosamente o número de instituições filantrópicas ao mesmo tempo em que surgem em várias partes do mundo uma imensidão de seres abnegados voltados a prática da caridade desinteressada, verdadeiros seres de luz a iluminar cada vez mais nosso querido planeta, como que a preparar o mesmo para um lugar onde um dia não haverá mais ódio, inveja, nem intrigas e o ser humano possa viver da maneira para a qual ele foi idealizado pelo seu criador ou seja: um ser evoluído em todos os sentidos.

 

* Dilson Grassi

 

Fonte: Revista “Entre Colunas”

"A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações"
 
Mahatma Gandhi
"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"

 

Áureo dos Santos