REPENSAR

Determinados acontecimentos, muitas vezes, fogem da percepção dos seres humanos. As alegações sobre os acontecimentos que estão atingindo todo o nosso planeta são as mais diversas, fugindo sempre da verdadeira razão. Nestas situações, todos ou quase todos fogem dos verdadeiros motivos que gerou esta pandemia que assola toda a humanidade.

A natureza foi levada ao seu limite pelas atitudes desvairadas dos homens que, como dirigentes das nações que compõe o mundo global, achando-se detentores do poder absoluto, vem desvairadamente cometendo as mais variadas atrocidades que violentam o princípio da harmonia global.

A natureza na sua simplicidade avisa: repensem o caminho que resolveram escolher, esta propriedade, que representa o planeta terra, não lhes pertence. Ele foi todo idealizado obedecendo o princípio da absoluta harmonia que deveria ser obedecida por todos para não quebrar a verdade de que somos seres universais, vivendo uma experiência na vida material.

O repensar, atinge todos os seres humanos. Aqueles que estão contrariando os princípios da harmonia, bem como aqueles que obedecendo esta harmonia precisam encontrar o caminho de colaborar de forma mais incisiva com os que precisam ter seus olhos abertos para a verdadeira harmonia universal.

Coloco neste patamar a nossa instituição e procurarei dar um exemplo bastante verdadeiro: “o mestre de pé, diante da prancheta que contém os ensinamentos para ser ministrado aos aprendizes e companheiro, fica impedido de fazê-lo, pois nada aprendeu. Mas mesmo assim foi exaltado.”

Aquele que foi recebido no seio da mais sábia instituição existente na face da terra, tem que aceitar o princípio que estabelece que o saber não está na velocidade, mas sim no tempo que for necessário para que o saber se consolide e permita que o novo passo possa ser dado. Tenho repetido que “a maçonaria não é o que eu quero que ela seja, mas sim o que ela é”. Como também, ”a maçonaria não é uma instituição humana, ela é sim uma instituição divina. Os seus ensinamentos estão muito acima da compreensão humana“. No momento que todos entenderem esta verdade, os resultados obtidos serão muito mais expressivos, na nossa missão de fazer a humanidade muito mais feliz

Esta mensagem, não tem a pretensão de provocar uma polêmica sobre um assunto de tamanha gravidade, mas sim que sirva de reflexão para todos nós que temos a responsabilidade de conduzir a nossa grande família ao encontro dos verdadeiros objetivos de despertar aqueles que ainda estão adormecidos.

Como também para juntos pensarmos sobre o que poderemos fazer para melhorar o que já está bom.

Quero concluir, com um pensamento do sábio Shakespeare: “a vida ainda não terminou, os sonhos não envelhecem, vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões".

Wison Filomeno
Ex-Grão-Mestre