RESGATE DOS VALORES

O resgate dos valores que a maçonaria preserva, desde o seu surgimento, pouco a pouco foram esquecidos e porque não dizer, completamente abandonados pelos seres humanos, que preferiram abraçar as vulgaridades oferecidas que nos conduziram ao caos que estamos vivendo.

Os ensinamentos que nos são ofertados, são esquecidos, mas as tentações dos prazeres e alegrias que deformam o caráter, nos conduzem ao esquecimento que inevitavelmente não podemos sobreviver, mantendo os erros e vícios que tem prevalecido no dia a dia da sofrida civilização, que perdeu completamente o verdadeiro sentido de viver.

Os homens tem que aprender que o mundo e a natureza não lhes pertencem. Foram idealizados para colocar em prova capacidade  do aprendizado que somos simples  passageiros com hora de chegada e de partida, e que tudo que nos é oferecido tem o objetivo de permitir o seu uso, como aprendizado, para que a transformação dos sentimentos revestidos dos valores materiais possam se transformar em atitudes e comportamentos espiritualizados.

Este é o grande desafio, viver tendo nas mãos todas as facilidades que o mundo material nos oferece e mesmo assim, alcançar o entendimento que os verdadeiros valores estão ocultos e que somente a busca pela incansável compreensão do verdadeiro sentido de viver é que nos conduzirá ao aprendizado dos verdadeiros valores que até então eram para nós totalmente desconhecidos.

Meus irmãos, a riqueza que nos colocaram nas nossas mãos quando fomos iniciados é o maior privilégio que é ofertado àqueles que passam por este Planeta. O grande desafio é entendê-la e colocá-la a serviço dos nossos semelhantes, que ainda permanecem iludidos pelos valores que tem prevalecidos e que são frutos dos sofrimentos, pandemias que tem sido utilizadas para corrigir os rumos que a civilização resolveu adotar.

Aprender pelo sofrimento, tem sido o caminho, que infelizmente os seres Humanos escolheram. Porém esta foi a escolha: viver usufruindo dos prazeres e alegrias superficiais, que são muito mais atraentes e prazerosos, do que mergulhar nos verdadeiros propósitos que nos conduzem aos caminhos da redenção.

Sei que muitos poderão dizer, a compreensão dos verdadeiros objetivos de servir, obedecendo os propósitos dos valores espirituais para aqueles que recebem os ensinamentos maçônicos mostrando o caminho a ser seguido é de fácil assimilação e eu respondo que infelizmente muitos que receberam esses sagrados ensinamentos, ainda permanecem tão profanos, como aqueles que não tiveram este privilégio.

Portanto meus Irmãos, permanece para todos nós o desafio de acordar os que ainda continuam dormindo, bem como mostrar o verdadeiro caminho a ser percorrido àqueles que ainda não conheceram o verdadeiro sentimento de viver e servir.

Wilson Filomeno
Ex-Grão Mestre