Respeito, Disciplina e Ordem

Como deve se comportar o Maçom?

Com Respeito, Disciplina e Ordem!

O maçom deve Respeito Disciplina e Ordem não só na Loja, como na vida. Para isto, ele conta com a prerrogativa moral do Diácono interno.

RESPEITO é compreendido como ações e condutas diante de autoridades, leis e tradições. Mas é preciso ir além do sentido profano da palavra.

MAÇONICAMENTE, RESPEITO É UM SENTIMENTO QUE NOS FAZ HONRAR O PRÓXIMO.

A origem latina da palavra respeito (respectus) traduz o “olhar de novo” sobre uma situação. Este “olhar de novo” é olhar o outro; é se colocar na situação do outro.

RESPEITO GERA COMPREENSÃO E RESULTA EM FRATERNIDADE.

O conceito profano de DISCIPLINA sugere uma obediência às regras e leis, o que resulta, às vezes, em infelizes confusões e falta de autonomia diante da complexa rede das relações de poder na sociedade. 

A Disciplina Maçônica é para não se manter sob o jugo do Vício. Sob a perspectiva da Maçonaria, a Disciplina é libertadora. Ela é o instrumento metodológico/disciplinar do caminho às Virtudes.

SOMENTE POR MEIO DA DISCIPLINA ALCANÇAMOS A VERDADE SOBRE NÓS MESMOS; E ASSIM CONQUISTAMOS A VERDADEIRA LIBERDADE.

Sobre a palavra ORDEM, encontramos diversos significados e usos. O tradicional se refere à ordenação das coisas dentro de certos parâmetros. Por exemplo: Ordem de chegada, Ordem alfabética, médias estatísticas etc.

Usamos também a palavra no sentido de ordenamento de doutrinas e valores. Por exemplo: Ordens Esotéricas, Religiosas, de Classes, Categorias Profissionais etc.

Maçonicamente, a ORDEM transcende o institucional. Ela é o chamado para um comportamento coletivamente adequado. Somos constantemente convocados a estarmos Prontos e Organizados.

Simbolicamente, estar pronto é como permanecermos em Pé. Não há como realizar a marcha da vida estando deitados ou sentados. À ORDEM é resultante da tranquilidade, do equilíbrio e da serenidade com foco no bom desempenho dos trabalhos.

O BOM COMPORTAMENTO DEMONSTRADO EM ESTARMOS TODOS À ORDEM, É A MATERIALIZAÇÃO DA IGUALDADE MAÇÔNICA.

FRATERNIDADE, LIBERDADE E IGUALDADE, COM RESPEITO, DISCIPLINA E ORDEM.

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG