Sala dos Passos Perdidos

 

 

Não é uma invenção maçônica a "sala dos passos perdidos". Caso se tenha a pretensão de visitar o velho mundo, vamos encontrar em tribunais e repartições públicas um canto especial que sempre chamaram de "sala dos passos perdidos". 

Qual a razão disso? Na França a expressão francesa “salle des pas perdus”, faz referência às salas de espera das estações de trem, nas quais os passageiros transitam provisoriamente. Ou seja, são passos perdidos. Sem nenhuma objetividade.

Nas repartições públicas, são as salas de espera dos gabinetes onde, também, as pessoas ficam perdendo os seus passos à espera de serem atendidas pelas autoridades.

E na Maçonaria? Como nós herdamos muita coisa, a "Sala dos Passos Perdidos" é, também, um espaço onde nos preparamos para a entrada no Templo. É verdadeiramente uma sala. E os nossos passos são perdidos em razão de que não vamos a lugar nenhum, a não ser entrar posteriormente no Templo. 

“A Sala dos Passos Perdidos” de Rodrigues de Abreu. 1ª edição de 1924, um livro de poesias, nos diz o seguinte: “A Sala dos Passos Perdidos é um local destinado a receber os visitantes, onde as pessoas podem andar normalmente de um lado para outro como se fosse uma sala de espera, onde os passos não são utilizados para ir a lugar algum, ou seja, são considerados como passos perdidos”.

Já o Ritual de Aprendiz Maçom da Grande Loja de Santa Catarina, falando sobre a "Sala dos Passos Perdidos", diz o seguinte: "Na frente do Templo deve existir uma ante-sala, a Sala dos Passos Perdidos, tão confortável quanto possível, para a recepção dos visitantes e permanência dos Obreiros. Seu mobiliário será adequado às posses da Loja. Sobre uma mesa, nesta sala, ficam os livros de presença e de registro dos visitantes, onde todos deverão gravar seu “Ne varietur”". Esta sala é um lugar de apoio onde os Irmãos se preparam se revestindo de suas insígnias e outros trajes maçônicos, antes do início das Sessões.

O Irmão José Roberto Mira diz o seguinte: "A Sala dos Passos Perdidos é herança do Parlamento Inglês. Na fase de estruturação dos Templos Maçônicos, no final do século XVIII, a Maçonaria se espelhou nos Templos cristãos e no Parlamento Inglês, para elaborar a planta física de seus Templos. No Parlamento Inglês existe uma sala de recreação que antecede a Sala de Reuniões, exatamente com as mesmas finalidades de sua congênere nos Templos Maçônicos. A maioria das Lojas Maçônicas se utiliza desse espaço para exposição de quadros de grandes vultos da Ordem e da Pátria, assim como fotografias e placas alusivas aos fundadores e ex-Veneráveis da Loja em particular".

Para conclusão, notamos que a "Sala dos Passos Perdidos" não tem nenhum simbolismo dentro da Maçonaria, a não ser somente um lugar de apoio onde os irmãos se preparam antes do início da Sessão.

* Juarez de Oliveira Castro

Mestre Maçom (Instalado) 

ARLS∴ "Alferes Tiradentes" Nº 20 - sob a obediência da Grande Loja de Santa Catarina

Florianópolis - Santa Catarina