SAUDAÇÃO À BANDEIRA NACIONAL

Ao ser convocado pelo Confrade Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas, mais conhecido como Tataco, Past Grão-Mestre da GLMMG e atual presidente da Academia Mineira Maçônica de Letras, para fazer a saudação à Bandeira Nacional em nossa reunião do mês de outubro, me propus ao trabalho, recordando os momentos de alegria e tristeza em que nosso pavilhão foi o elo entre os brasileiros.

Apesar da Universalidade da Maçonaria e do desconhecimento de fronteiras, o Maçom é patriota. Sejam quais forem os símbolos nacionais, ele deve honrar, respeitar e defendê-los.

Sendo assim, torna-se imperativa a Saudação do Pavilhão Nacional em todas as Sessões Magnas e, na ausência destas, pelo menos em uma sessão ordinária por mês.

Com base no pedido, não consegui tirar da mente dois hinos que me são caros: o Hino da Maçonaria e o Hino da Bandeira. Refrões e acórdãos me acompanharam por horas e, nesse sorver de vibrações, mesclei as passagens, as quais, respeitosamente, apresento-lhes.

Maçons. Alerta!
Saúdem este lindo pendão da esperança.
Fonte de luz a difundir os nobres valores de Ordem e Progresso.

Saudemos este augusto símbolo, no qual também ecoa a sagrada filosofia maçônica.
Do amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim.

Tua nobre presença em lugar de destaque no oriente inspira a todos, a nossa missão.
Assim como a pujante Maçonaria, a grandeza da Pátria nos traz a firmeza de que, como Maçons, devemos ofertar o afeto que se encerra em nosso peito, atentos aos deveres de cidadão.

Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil!
A razão e a emoção são partes sublimes, daqueles que lhe prestam cultos, por seu céu de puríssimo azul, pela verdura sem par de suas matas e pelo esplendor do Cruzeiro do Sul.

Teu galhardo verde e amarelo é o nosso suntuoso templo, representando bem a imensa Nação Brasileira. Quando dos momentos de festa ou de dor, o Grande Arquiteto do Universo, que o mesmo mundo alumia, propício, protege e ampara nosso povo.

Contemplando o teu vulto sagrado, compreendemos a nossa missão: ter firmeza, lutar pelos direitos naturais da vida, da liberdade, da igualdade e da felicidade advinda da fraternidade entre seus brasileiros.

Bandeira Nacional, teus filhos amados, poderosos e felizes hão sempre de ser.
Nobres intentos não morrem. Em teu nome, a pura Maçonaria há de afrontar todos os seus inimigos.

Paire sempre sobre nós, sagrada bandeira, como pavilhão da justiça e do amor.

Querido símbolo de nossa terra, do ar, das águas e das brasas, tu és nossa pátria amada, tu és nosso Brasil!

Neste 19º ano de compartilhamento dos artigos dominicais, reafirmo o desejo de independente de graus, cargos ou títulos, continuar servindo os Irmãos com propostas para o Quarto-de-Hora-de-Estudo. Uma lauda para leitura em 5 minutos e 10 minutos para as devidas complementações e salutares questionamentos.
O exíguo tempo é um exercício de objetividade e pragmatismo que visa otimizar os trabalhos e cumprir integralmente o ritual.
Convosco na Fé - Robur et Furor
Fraternalmente

Sérgio Quirino
Minas Gerais Shrine Club
MI   GMAdV   33°REAA   33°RB   9°RM   MMM   Shriner
CT REAL ARCO     CT ARCO REAL     HRAKTP
PRESIDENTE DO MINAS GERAIS SHRINE CLUB
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.