Sobrevivência e felicidade

Uma teoria muito conhecida diz que a adaptação é necessário para sobreviver no meio ambiente em que se está inserido.

Hoje, ouço e leio sobre a obrigatoriedade de se adaptar ao ambiente de trabalho, à nova escola, aos novos colegas, à nova rotina etc. Mas o que é se adaptar? Como se adaptar? Como fazer isso de maneira feliz?

Há alguns meses, passei por uma grande mudança em minha vida, e do meu interno surgia a constatação: "é necessário me adaptar".  No momento que eu soube do que eu estava prestes a viver, busquei auxílio na Sabedoria Logosófica, cujos ensinamentos me amparam desde que me propus a estudar e viver esta ciència. Trago, aqui, um pouco do que tenho aprendido.

É necessário conhecer o ambiente ao qual se vai adaptar: ler, ouvir e observar o máximo do que possa me fazer compreender mais e mais a nova realidade. É necessário aceitar conscientemente a mudança para mudar hábitos e substituir comportamentos.

É necessário ter paciência, pois é o tempo que traz a adaptação, e esse tempo deve ser bem aproveitado e produtivo.

Énecessário cuidar com a imaginação. Quando reajo à nova realidade, procuro abrigo na imaginação. Imaginar como seria se eu estivesse em outro lugar, com outras pessoas, se eu tivesse feito uma escolha diferente. E, então, eu fico presa no que eu seria e não no que eu sou e tenho. E o que eu seria não me faz feliz. A felicidade é algo que precisa ser vivido e ser sentido. É necessário enxergar as porções de bem qeu são proporcionadas ao longo dos dias, estar consciente e viver essas pequenas e grandes porções, pois todas são porções de felicidade que adoçam e dão graça à vida.

"Adaptar-se é, portanto, preparar dentro de si as condições adequadas para que o equilíbrio normal da vida perdure sem modificações, ainda que a vida se modifique tantas vezes quantas sejam necessárias ou o reclamem as circunstâncias". Da Logosofia.

Estou aprendendo que a adaptação faz parte do processo natural da vida e proporciona aprendizado e superação.

É a vida em movimento.

Jaqueline Hellmann

Estudante de Logosofia

"A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações"
 
Mahatma Gandhi
"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"

 

Áureo dos Santos