Somos Maçons

Meu Irmão, você já pensou ou refletiu sobre o título acima: SOMOS MAÇONS. Ele exprime um modelo de vida diferenciado, um caminho a seguir que conduz a retidão, a lealdade, ao lado de outros homens imbuídos com o mesmo espírito e que trabalham a pedra bruta para torná-la pedra polida.

 

Somos Maçons? Primeiramente na Loja, ao lado de nossos Irmãos de ideal, ao lado dos esforços feitos para levantar Templos às virtudes e cavar masmorras aos vícios. Significa que estamos à busca de nos transformarmos em seres úteis à humanidade pelo nosso trabalho em prol dos outros, pela nossa dedicação na aquisição da ciência maçônica e no burilamento de nosso caráter para adquirirmos a perfeição.

Somos Maçons quando cumprimos as obrigações que assumimos de obedecer às leis da Obediência e a seus poderes constituídos.

Somos Maçons quando frequentamos com assiduidade às sessões semanais e exercemos com zelo as funções a nós atribuídas.

Somos maçons quando desempenhamos com pontualidade nossas obrigações pecuniárias.

 

Somos Maçons quando manifestamos livremente o nosso pensamento em reuniões, contribuindo desta forma para que haja um crescimento da cultura maçônica e um aperfeiçoamento moral e espiritual de todos.

Somos Maçons, principalmente, quando tratamos todos Obreiros como nossos verdadeiros Irmãos, dedicando-lhes atenção, respeito, oferecendo-lhes ajuda para alcançarem o caminho da luz ou da sabedoria da Ordem, dando exemplo de uma conduta horizontal e vertical em todos os afazeres maçônicos e humanos.

Somos Maçons quando estamos à disposição de todos os nossos Irmãos, especialmente em ocasiões especiais quando algum deles, pelas circunstâncias da vida precisa de ajuda, de nosso auxílio material e/ou conforto moral, para que sinta que nosso apoio é de forma desinteressada, para construirmos juntos a Fraternidade que eleva e dignifica a construção da Igualdade dentro dos princípios da Liberdade.

Somos Maçons quando não contestamos as diferenças provenientes da educação, da situação cultural e social, do trabalho que exercemos para nossa sobrevivência humana, mas estamos empenhados em assegurar os meios e recursos que a Ordem nos oferece para o nosso progresso de homens livres em busca da justiça e da perfeição.

Somos Maçons quando nos enquadramos nos postulados universais da Ordem e cultivamos com esmero a crença num Ser Supremo, que por tradição e convicção denominamos respeitosamente o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.

Somos Maçons quando cultivamos a humildade dentro de nós, quando evitamos as badalações que destroem o que há de melhor, a amizade sincera e pura, sobre a qual erguemos o Templo da Fraternidade Universal.

“Somos maçons” não é tão simples assim. Exige de nossa parte uma soma de sacrifícios que fortalecem e embelezam o nosso edifício espiritual ou interior.

Sem uma dedicação ímpar aos estudos, sem um trabalho constante ao lado de nossos irmãos para a aquisição das virtudes não chegaremos a “SOMOS MAÇONS”, no sentido exato e profundo da palavra.

Somos Maçons quando o nosso cotidiano é maçônico, quando conquistamos a capacidade de apreciar a extensão do aforismo: “Somos eternos Aprendizes”, quando olhamos para o nosso Templo interior inacabado, percebemos a nossa responsabilidade e assumimos com determinação e coragem os objetivos traçados para concluir com perfeição a obra da qual somos Obreiros.

Não necessitamos de elogios ou reconhecimento para fazer bem o nosso trabalho, mas sim de tenacidade e competência para determinarmos o rumo de nossa vida maçônica em direção aos imensos e belos horizontes da Maçonaria. Temos muito para dar.

A vida maçônica não é uma mercadoria comprada, mas sim uma disposição que exige doação, amor, solidariedade, tolerância e perdão.

Somos Maçons não só no dia de nossa Iniciação, Elevação e Exaltação, mas num ato contínuo em todos os momentos de nossa vida, para sermos um irmão para nossos irmãos.

Sem isso de nada adiantaria dizer: Somos Maçons.

 

Ivo Reinaldo Christ