Terapia Maçônica

Em tempos ou em épocas de crise de valores e de lideranças, que estamos vivendo hoje. Onde o rumo das coisas parece perdido, torna-se preciso que o Velho, o "Experto", o Competente e Comprometido saia do refúgio e vá à praça pública, vá para ágora ou vá em nossos Templos, abra a boca e fale. 

Assim será possível mostrar a todos, que o rumo depende cada vez mais dos propósitos assumidos. E só os protagonistas, os Líderes são capazes "SEM RESERVAS MENTAIS" e sem "CULTO A PERSONALIDADE" , executarem o que é preciso e darem o EXEMPLO necessário, que a sociedade tanto precisa. O exemplo daquilo que falam e fazem transmitindo aos novos o que aprenderam e estão aprendendo a aprender. Mostram o que vale, para aqueles que estão em início de caminhada. No nosso caso os "APRENDIZES" . 

COERÊNCIA e ÉTICA.  Esta é a MISSÃO do LÍDER, do MESTRE-MAÇOM. 

É chegada a hora dos homens na sociedade como um todo, dos MESTRES mais experientes falarem. Estamos vivendo uma crise onde as pessoas, onde os MESTRES, que têm algo a dizer se manifestem. 

Talvez, a crise seja de LIDERANÇA. Por isso, a TERAPIA MAÇÔNICA tem como função despertar LÍDERES. 

Chega de cidadãos preocupados em suas vidinhas e MESTRES-MAÇONS mudos, sem terem a coragem de se incomodar com que está ocorrendo. Só os Líderes se incomodam, quem não se incomoda hoje, com os problemas sociais que se apresentam, com as dificuldades dos MAÇONS estão enfrentando nos mais variados campos de suas vidas, é porque não Lidera. 

Estaria mais para burocrata do que para quem tenha algo a dar a todos?  E isso não serve mais. Só lidera quem serve. 

Só lidera quem serve, por que carrega o peso da vida vivida. Dá o exemplo. E que às vezes são tão propalados em nosso meio, mas tão difíceis de serem comprovados. Tornando-se um poder sem valor. E um poder que se serve, não serve. 

Necessita-se então de uma TERAPIA. 

Que é tratamento. Em nosso caso maçônico, SESSÃO MAÇÔNICA, TERAPIA MAÇÔNICA. Reuniões semanais para análise em grupo ou individualmente daquilo que está ocorrendo em nosso mundo. E para que possamos nos dar conta e agir. 

Assim, é possível sair da mesmice, dos dogmas e passarmos a pensar e agir com independência, naquilo que se faz necessário em nossas vidas e para a sociedade. 

Mas sempre, onde há independência mental, intelectual, também há aqueles que acham que precisam patrulhar, para que as coisas fiquem conforme o departamento que estão. São os enrijecidos mentais, típicos serviçais da corte. Sempre a favor, para não mostrar a incapacidade mental de PENSAR. Os imperadores fracos gostam muito disso. Gostam mais das circunstâncias, do que dos feitos, que, aliás, são sempre escassos. 

Mas, na TERAPIA MAÇÔNICA, quando chegamos à independência mental, intelectual nos libertamos. 

Não devem os Líderes, deixar de tratar de certos assuntos, temas, ou deixar de estudar outros, porque elas não combinam com o "STATUS QUO", do enrijecidos mentais. Não caia nesta rede. 

A TERAPIA MAÇÔNICA é da LIBERDADE DE PENSAR, em qualquer direção. É assim, por ser a MAÇONARIA SIMBÓLICA. Diria aquela que vale. 

O símbolo, que não permite o enrijecimento das estruturas mentais para descortiná-lo, para descobri-lo, para interpretá-lo. Sofre a influência do VENTO, para levá-lo cada vez mais longe e alto. Elevamos assim, a MAÇONARIA AOS SEUS HORIZONTES. E não reduzindo a dureza mental, por medo do desconhecido. 

A TERAPIA MAÇÔNICA, faz exatamente isso, nos leva mais longe e nos permite a liberdade para o desconhecido. São as leituras novas que realizamos, os novos contatos humanos e maçônicos que fizemos, é o mergulho em áreas que desconhecemos e que nos permitem a evolução. 

Sim, a terapia maçônica leva à evolução. É esta a sua função. 

Objetivo maçônico é a evolução do ser maçom, ou do novo homem que nasce a partir da iniciação. Como o sopro do vento leva embora as folha soltas , tirando aquilo que não possuía muito peso. Leva, também para longe idéias produzidas por outros, sem o devido valor para nós. 

DOGMA, na terapia maçônica é pensar pela cabeça dos outros. Aliás, isso tem que parar em nosso meio. Para que possamos nos libertar destas amarras mentais, ou dos pensamentos enrijecidos, daqueles, " SEMPRE FOI FEITO ASSIM, sem saber o porquê" - precisamos eliminar os dogmas. 

A terapia maçônica, tira-nos da ingenuidade, da ilusão, da superficialidade, do medo. Principalmente daquelas posturas, de que a autoridade que está sempre certa. Só vamos compreender a autoridade como exemplo moral, porque fez e transmitiu havendo naturalidade na congruência no que fala e faz. 

É ação do LÍDER. 

Por isso meus irmãos todos, que em nossas SESSÕES MAÇÔNICOS, o que realizamos, é sem dúvida uma terapia. Um tratamento. Uma TERAPIA MAÇÔNICA. Aliás, confirmada pelo nosso Ir:. AILTON P. T. BRANCO, em nossos colóquios no GRUPO SEMEAR, bem como em seus artigos e acho, e aqui me lanço com independência, que o Ir:. ARMENIO FARIAS , também concorda com esta linha de pensamento. Eles que são da área da psique. 

Tratamos de nos conhecer, de nos reconhecer e de nos aceitarmos nesta nova fase de INICIADO. 

A TERAPIA MAÇÔNICA, a partir da iniciação, serve para que ao nos descobrirmos, possamos transformar a realidade. E como em nossos rituais falam, nos transformando em "CONSTRUTORES SOCIAIS". Porque ensinados aprenderam e ensinando aprendem. Mas, sem a hipocrisia profana de tirar proveito. Mas, servir por termos descoberto a nossa missão. Não há privilégios, benesses ou mordomias, mas o despertar moral de servir proporcionado pelo diálogo, pela interpretação dos simbolos e pela ação para o bem comum. 

Assim deve ser a TERAPIA MAÇÔNICA, assim deve ser a SESSÃO MAÇÔNICA, com acolhimento, com ouvir ao próximo, e após trabalhar em conjunto conforme os propósitos assumidos na iniciação. Onde os demais irmãos testemunharam. Essa é missão do LÍDER. É preciso realizar, já que só falar sem fazer não têm serventia. É personalismos de populista. É ilusão. 

Por isso o LÍDER CUIDA. 

Por isso o LÍDER TRATA BEM o que está sob sua responsabilidade. 

O LÍDER REALIZA O TRATAMENTO e em conjunto com o aprendiz. 

E a TERAPIA MAÇÔNICA, nos ensina a compreender a linguagem simbólica. 

A linguagem dos símbolos. Onde cada um em seu estágio, amparado pelos LÍDERES, pelos MESTRES-MAÇONS, não só vão aprender a interpretar, mas mais do que isso, vão aprender a transcender e transcodificar esses simbolos. Propiciando uma melhor ação para tornar FELIZ A HUMANIDADE. 

Mas, isso não aprendemos nos rituais, smj, mas nas conversas, nas leituras fora do catecismos, nos exemplos dos grande maçons, que falam porque fazem. Na ação, por exemplo no TSSS, TRONCO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL SEMEAR. 

É assim a TERAPIA MAÇÔNICA de alguns séculos. Que com o relacionamento entre os homens, entre os maçons, tornando possível através do comprometimento, da capacitação, da compreensão dos propósitos maçônicos, o realizar um mundo melhor. Um mundo melhor via CONSTRUTOR SOCIAL. Que ÉTICO age com RESPONSABILIDADE SOCIAL para o bem comum, que nada mais é do que TORNAR FELIZ A HUMANIDADE. 

Isso é TERAPIA MAÇÔNICA, é TRATAMENTO, é OFÍCIO. Algo que se realiza com criatividade e é reservado aos LÍDERES. Que são aqueles que sabem de sua missão, sem necessidade de posto. Fazem para servir, tratam e cuidam. 

NA TERAPIA MAÇÔNICA QUEM NÃO SERVE, NÃO LIDERA. 

Fraternalmente. 

Pare de observar, comece a fazer. 

É SEMPRE MELHOR FAZER PARA ENSINAR DEPOIS, DO QUE ENSINAR SEMPRE SEM NUNCA FAZER . 

Ir∴ Carlos Augusto G. Pereira da Silva 

EX∴ V∴ M∴da Loja Obreiros de São João Nº 42 

Porto Alegre - RS 

* Inspiração Livro: "A Voz e o Tempo, Reflexões para jovens terapeutas". 

Roberto Gambini - Ed. Ateliê Editorial.

"A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações"
 
Mahatma Gandhi
"Jamais permita que os nós tapem a vista da janela, pois será através dela que enxergaremos a oportunidade dos laços!"

 

Áureo dos Santos