TODO MAÇOM DEVE SER UM PRÓCER


A fim de contextualizar, lembro que Prócer era o título dado aos governadores de províncias durante o Império Otomano, que nos séculos 15 e 16, abrangia uma porção do Oriente Médio, norte da África chegando a conquistar parte do Leste Europeu.

O Império Otomano possuía imenso poderio militar e extensa riqueza cultural e religiosa. A religião oficial era o Islamismo, mas respeitavam a cultura cristã e recebiam em seus territórios os judeus perseguidos pelos cristãos.

A autoridade maior era o Sultão. Para administrar seu imenso império, ele delegava parte de sua representatividade aos Próceres.

Naturalmente, associamos o termo a “Governador”, “Chefe de Governo”. Mas, de fato, não se trata de chefiar. O único “Chefe” era o Sultão. O Prócer era escolhido entre os cidadãos cujo comportamento era inspirador, capaz de agregar outras pessoas em prol de uma ideia ou ação e que trouxessem benefícios para a sociedade.

A função do Prócer era influenciar positivamente comportamentos, servia de ponte entre a população e o Chefe Mor e exercia algumas funções administrativas.

Em suma, o Prócer era um líder natural.

É isto que a Nossa Sublime Ordem espera de nós Maçons. Mas, esta liderança não se deposita meramente na batida de malhete e na espada sobre nossa cabeça.

LIDERANÇA É O RESULTADO DA HARMÔNICA JUNÇÃO DE DISCIPLINA, TOLERÂNCIA, COMPROMISSO, ESTUDO E SIMPLICIDADE.

Os “Sãos Princípios da Maçonaria” são o nosso “Sultão”. Cabe a nós entendermos suas leis para cumpri-las e inspirar os que nos rodeiam ao mesmo comportamento moral e ético, não importando as diferenças culturais, econômicas e religiosas.

Mas como fazer?  Usando a regra 3 – 5 – 7

DIRIJA sua vida à procura de SABEDORIA – FORÇA – BELEZA

COMPONHA-SE com Virtudes Intelectuais da INTEGRIDADE – INDEPENDÊNCIA – PERSEVERÂNCIA – EMPATIA – HUMILDADE

Torne JUSTA e PERFEITA sua existência deixando o legado de SOLIDARIEDADE – PROTEÇÃO – HONRA – RESPEITO – DIGNIDADE – MORALIDADE – AMOR

Provavelmente, a caminhada maçônica de Franklin Delano Roosevelt, 32º presidente dos Estados Unidos, o ajudou na elaboração desta frase:

“As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia.”

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024