Tudo é mente, o Universo é mental


«Tudo é mente, o Universo é mental», este é o principal enunciado do princípio do mentalismo Hermético que habilita o indivíduo a perceber tudo aquilo por trás das manifestações e aparências.

Esta foi a minha experiência na Sessão de oito de outubro do ano corrente. Semanas atrás, interrogando o Venerável Mestre sobre minhas preocupações sobre os rituais maçônicos e seu simbolismo, este me convida a pesquisar sobre os “Egregor”, tarefa que me dediquei a cumprir desde o mesmo dia para ver se eu poderia acalmar a sede de conhecimento que me acompanhava naquela noite. Assim, consegui entre tantas referências, que “Egregor” no plano psicológico é uma forma psíquica associada ao estado de consciência humana sob uma influência comum.

Mas até lá não chegam os planos humanos, depois de horas de uma conversa substancial com um grande amigo físico, deduzimos com base na evidência, que o universo, composto de energias, sendo até agora conhecido entre as básicas as cordas, ao encontrar uma ou mais pessoas sob um mesmo pensamento, uma mesma ideia, estas fazem vibrar a energia circulante permitindo concentrar essas vibrações em uma energia comum, a qual serve de ponte para melhorar a sincronia de seus pensamentos.

O terceiro plano, o plano espiritual concorda em muito com a reflexão anterior, que, segundo a definição Hermética um dos sete princípios cita «Nada é imóvel, tudo se move, tudo vibra» com base neste plano esotérico, muitos autores discutiram sobre o tema, entre os principais Eliphas Levi denomina os “Egregor” «Príncipes das almas» e Rizardo D’aCamino os denomina “Corpo místico que se forma com suas próprias peculiaridades, depois da abertura do Livro da Lei, quando todos se unem com as mentes para o ato de Criar”.

Assim, ao tirar as vendas que cobrem os meus olhos esta pequena brecha para a luz, na referida sessão pude constatar, perceber o “Egregor” da sessão. Durante o direito de palavra, e vindo do Altar, percebi uma sensação, como quem olha para você sem que você o veja, como uma corrente que entra pelo Bregma cefálico e se transmite por todo o corpo me dando a sensação de ver sem olhar e perceber sem tocar cada palavra da sessão.

O Templo Maçônico, como você. Queridos Irmãos conhecem muito melhor do que eu, está cheio de símbolos que Universalmente têm um significado, uma energia vetorizada a uma meta, e a soma destas faz, de cada templo um grande capacitor que permite que sejamos condensadores e transmissores daquela obra, catedral individual e catedral universal que fraternalmente nos dedicamos a edificar.

Francisco J. Chacón-Lozsán
Loja "Renacimiento" N° 222.
Or.’. Barquisimeto.
Tradução livre por Juarez de Oliveira Castro