Virtude e Sabedoria - base para a Perfeição

Nós Maçons buscamos a perfeição. Pode ser simples, mas, não é.

Perfeição é um conceito abstrato que sequer sabemos bem definir. Segundo os dicionários, perfeição é o melhor que o ser humano pode fazer hoje. Mas, amanhã ele provavelmente o fará melhor, logo a perfeição hoje não é a perfeição de amanhã.

A Perfeição humana é limitada e restrita a poucos e em áreas mais restritas de suas atividades, seja no campo de obras intelectuais, seja no campo de obras materiais, de atividades físicas ou esportivas. Quando alguém consegue se destacar, ser melhor em alguma coisa, logo lhe é atribuído qualificativos como gênio, fenômeno, brilhante, expoente, magnífico, melhor, etc.

Neste sentido, a humanidade conheceu muitos gênios: na ciência, na literatura, na música, no esporte, e outros. Mas, nenhum gênio conseguiu e ninguém conseguirá a perfeição em todas as áreas do conhecimento, ou em todas as atividades humanas. O que nos impede de buscarmos a perfeição em alguma área específica, mesmo sabendo que é quase impossível alcançá-la. Quando alcançada só por pouco tempo, até ser novamente superada.

Neste ponto cabe perguntar que tipo de perfeição os Maçons estão buscando? Em que área de atividade ou conhecimento humano?

Creio que nós Maçons estejamos em busca da perfeição em nossas intenções com o mundo em que vivemos. Ou seja, com outros seres humanos, com os animais e com a própria natureza. Apesar de nossos defeitos, vícios e limitações, buscamos a perfeição que nos possibilite o relacionamento harmonioso em conformidade com os valores éticos e morais, que devem imperar no meio social e ecológico. Para que possamos viver em paz e sermos felizes sem destruirmos o planeta em que vivemos.

Mas, afinal o que é Virtude e porque é necessário para a consecução deste objetivo?

Pode-se definir Virtude como sendo a inclinação ou verdade do espírito para a prática do bem. Recordemos na passagem do Cerimonial de Elevação, onde o Venerável Mestre afirma que, para a Maçonaria, os trabalhos de Companheiro Maçom se resumem na seguinte máxima: Praticai a Virtude.

Pelo Ritual de Companheiro Maçom este preceito significa: Ser tolerante com as opiniões alheias, liberal com os indigentes, socorrer os que estiverem em perigo, apontar a verdade para os que erram, consolar os aflitos, instruir os ignorantes e curar os que sofrem. Mas, significa também, ser honesto, praticar a caridade, cumprir os deveres de cidadão obedecendo as leis, permanecer honrado e ético perante as tentações mundanas e as situações adversas, ser humilde sem ser submisso, dentre outras tantas virtudes.

Ser virtuoso em determinado momento é fácil. No entanto, permanecer virtuoso requer uma vontade férrea e constante, vigilância da consciência de cada Maçom. Manter este equilíbrio não é impossível, mas requer discernimento, prática, vontade e empenho comparáveis ao de um equilíbrio na corda bamba.

Mas, e a Sabedoria. O que é? Porque é necessária para atingir a perfeição?

Não é fácil conceituar Sabedoria, e sendo comum confundi-la com conhecimento e boa memória, por isso, analisaremos primeiro estes termos.

O Conhecimento vasto, que aqui interessa, não é conteúdo das bibliotecas, livros e tratados escritos, mas, sim o grande arquivo de informações e dados que guardamos ao longo do tempo em nossas mentes, a que denominamos inapropriadamente de memória. Sendo o conhecimento um conjunto de dados e informações que armazenamos num arquivo mental, ou virtual, memória é a capacidade de resgatar estes dados e informações, no momento em que deseja utilizá-los e trazê-los ao mundo material, estornando-os por meio de relação corporais: falar, escrever, gesticular, assoviar, piscar os olhos, sorrir, chorar, etc.

É evidente que a Sabedoria requer Conhecimento vasto e Boa Memória. Mas, sabedoria é a capacidade de fazer a interação da situação problemática que se quer resolver relacionando-o com o conhecimento prévio armazenado na mente e acessada pela memória, aliado à inteligência que é a capacidade de raciocínio rápido e correto. Isto é a sabedoria que permite ao sábio encontrar, no menos tempo possível, a melhor escolha ou solução para o problema apresentado.

Apesar disto, ter sabedoria não significa saber tudo sobre todas as coisas, como podem pensar os ignorantes. Ser sábio significa ter a consciência e a humildade de reconhecer que nunca saberá o bastante, pois cada nova descoberta ou conhecimento adquirido pelo sábio origina-lhe milhares de novas opções desconhecidas.

A sabedoria que interessa a este trabalho é a que nos permita um relacionamento harmonioso em conformidade com os valores éticos e morais que devem imperar no meio social e ecológico. Para que possamos viver em paz, preservando o mundo em que vivemos e sermos felizes com nossas qualidades, apesar de nossos defeitos e limitações.

E como isto se torna possível e se evidencia?

Através de nossos pensamentos, atitudes e ações.

Ser Sábio é também:

Ser educado, polido e gentil com as pessoas, ser humilde e reconhecer as próprias limitações e os próprios erros, praticar a empatia, tratar os outros como você gostaria de ser tratado, agir conforme a ética, a moral e os bons costumes.

Como podemos deduzir, a Perfeição é um ideal a ser perseguido. Ue depende de vários ideais, ser Sábio e manter-se sempre Virtuoso, possuir a totalidade do conhecimento em todas as áreas, possuir excelente e infalível memória e ser mais inteligente que a maioria.

O objetivo final é distante e praticamente inalcançável, ao menos agora o caminho nos parece um pouco mais claro e seguro. Vamos lá!

Roberto Wiggers
Mestre Maçom da Loja “Alferes Tiradentes” Nº 20
Florianópolis-SC