VÍRUS DA NEGATIVIDADE

 
Observamos momentos bem delineados e frequentemente antagônicos nesses tempos turbulentos.

O impacto criado pelas primeiras notícias da pandemia gerou reações e movimentos opostos. De um lado, a crença de que seríamos invulneráveis e que se tratava apenas uma gripezinha. No oposto, o pânico geral, desorientação e a certeza de que chegamos ao fim do mundo.

À medida em que fomos nos encharcando de informações sobre a pandemia e completamos o ciclo psicológico de um ano, uns permaneceram no pânico e se enveredaram para a descrença e outros ativaram a consciência e se adaptaram à nova realidade por meio da autotransformação.

A doença da COVID 19 é causada por um organismo extremamente pequeno e de tal simplicidade que suscita-se dúvidas quanto ser ele um ser vivo ou não vivo, até mesmo no meio científico. A palavra vírus tem origem no latim e significa “veneno”. Uma de suas principais características é a capacidade de sofrer mutações.

Na história biológica do planeta, os que sobreviveram não foram os mais fortes, ou os mais velozes ou mesmo os mais inteligentes. Foram os seres vivos que mais rapidamente se adequaram à nova realidade. Ou seja, não pereceram; evoluíram.

Aí especulamos: Na condição de MM (Mortal Maçom) como nos encontramos?

Diferentemente do vírus, nós temos a certeza de que somos seres vivos e, como tal, desejamos, conscientemente, dar continuidade à vida. Para isto, é indispensável seguir os protocolos de segurança sanitária. Além da proteção do corpo, precisamos também estar atentos às condições de nossa mente.

Sob o ponto de vista maçônico, a pior das mutações do SARS-CoV-2, resultou no “Vírus da Negatividade” que, infelizmente, tem contaminado vários Irmãos.

Não há como estarmos insensíveis com as perdas humanas e as angústias sociais. Mas, há que nos cuidarmos para não nos deixar envenenar. Somente teremos condições de cumprir nossa missão, cada qual no seu limite, se pudermos afastar de nós o potencial endêmico da negatividade.

A endemia da negatividade contagia rapidamente nossa mente nos pequenos detalhes de comportamentos e comentários, que acabam por contaminar os Irmãos. Assim, vamos criando uma atmosfera irrespirável em nós e no nosso entorno, até que, finalmente, entramos em coma emocional.

A realidade da COVID 19 resultou em diferentes formas de convívio fraterno e abriu novas possibilidades de trabalharmos maçonicamente, mesmo durante a pandemia.

O fundamental dessas reflexões é que o trabalho deve continuar o seu rumo. Afinal, apesar das guerras e das pandemias anteriores, nossos propósitos permanecem os mesmos e não cessaram.

Façamos a seguinte análise: Antes da pandemia nos encontrávamos semanalmente no Templo. Lamentar por não ir ao Templo e não conviver com os Irmãos presencialmente é uma realidade. A questão, porém, está em estabelecer qual foco daremos à essa realidade posta.

Se é real lamentar, é tanto quanto real observar que, por outro lado, a tecnologia cria oportunidade de conviver fraternalmente com os Irmãos, mesmo não estando presencialmente no Templo.

Não podemos conduzir nossa vida observando e valorizando apenas o aspecto negativo e as perdas, é perigosamente contagiante e nos impede a possibilidade de irmos em frente. A estagnação é pior do que a morte.

 
UMA DAS MAIS AGUDAS ARESTAS QUE DEVEMOS DESBASTAR 
É A PROPENSÃO A VALORIZAR O ASPECTO NEGATIVO 
EM DETRIMENTO AO POSITIVO.

NÃO SOMOS MAÇONS APENAS DENTRO DO TEMPLO.
NÃO É O CONTATO FISICO QUE FORTALECE NOSSA IRMANDADE.

GRAÇAS AO GADU DESPERTAMOS TODOS OS DIAS, APESAR DOS PESARES.

NÃO PERMITA QUE OS PÉS CRIEM RAIZES E QUE AS MÃOS ATROFIEM.
 
MAÇOM NÃO É TÍTULO, MAÇONARIA É MISSÃO!

IRMÃO NÃO É UM REGISTRO CIVIL. 
A IRMANDADE É UM SENTIMENTO EXTREMAMENTE HUMANO.

VAMOS EM FRENTE!
 
Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Candidato a Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024